Volkswagen reduz salários e horários na principal fábrica no Brasil

A Volkswagen vai reduzir em 24% o horário de trabalho e cortar em 12% os salários dos funcionários da principal fábrica da construtora automóvel alemã no Brasil a partir de julho, disseram fontes sindicais.

Volkswagen acusada de práticas esclavagistas durante a ditadura brasileira

© Lusa

Lusa
23/06/2022 06:27 ‧ 23/06/2022 por Lusa

Economia

Volkswagen

A medida foi acertada, na quarta-feira, entre a Volkswagen e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, devido à falta de peças para a produção de automóveis, causada pela crise mundial no abastecimento de semicondutores.

A principal fábrica da Volkswagen no Brasil está localizada no município de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, onde, segundo o sindicato, trabalham cerca de 8.200 pessoas, das quais 4.500 na área de produção, que vai ser diretamente afetada.

Inicialmente, a empresa pretendia suspender um dos turnos de produção, mas, devido ao impacto, acabou por negociar a redução da jornada de trabalho.

"É a melhor ferramenta que temos no momento, que será avaliada mês a mês e pode sofrer alterações até que a situação normalize", disse o diretor administrativo do sindicato Wellington Damasceno, em comunicado.

A medida vai ser aplicada a partir de 07 de julho, quando os trabalhadores da produção regressarem de um período de férias coletivas, outra medida determinada devido à falta de peças.

Nos últimos meses, a falta de peças obrigou a maioria dos fabricantes automóveis brasileiros a reduzir significativamente a atividade.

Entre janeiro e maio, o Brasil fabricou 888.100 veículos, ou menos 9,5%, do que no mesmo período no ano passado.

Leia Também: Sabia que foi o Carocha que trouxe a Volkswagen para Portugal?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas