Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Aeroporto em Alcochete serve objetivos estratégicos, diz Bastonário

O bastonário da Ordem dos Economistas, António Mendonça, defendeu hoje que Alcochete é a localização para o novo aeroporto da região de Lisboa que serve os interesses estratégicos do país a longo prazo.

Aeroporto em Alcochete serve objetivos estratégicos, diz Bastonário
Notícias ao Minuto

13:30 - 22/06/22 por Lusa

Economia Aeroporto

O bastonário dos Economistas falava numa audição na Assembleia da República, requerida pelo PCP, tendo sublinhado que as ideias defendidas esta manhã não correspondem a uma posição institucional da Ordem, que ainda não estudou de forma aprofundada o tema do novo aeroporto.

"Um projeto desta natureza tem de ser pensado fundamentalmente em termos estratégicos", começou por apontar o antigo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações entre 2009 e 2011 (governo PS), acrescentando que deve ser alcançado consenso relativamente a uma "solução de longo prazo e que se enquadre nos objetivos estratégicos do país".

Para o economista, "o cenário de Alcochete é o que parece mais de acordo com a visão de natureza estratégica" defendida.

António Mendonça vincou que o investimento neste tipo de infraestruturas tem de ser encarado no sentido da contribuição que podem dar para recuperar as dinâmicas de crescimento económico de que o país precisa, num local que potencie novas dinâmicas económicas, em termos nacional e local.

O bastonário da Ordem dos Economistas apontou que "tudo o que havia para estudar, está estudado", relativamente à localização do novo aeroporto, frisando que o importante "é tomar uma decisão", defendendo que os custos de uma "não-decisão" são "muito grandes".

"Queria chamar atenção para o desperdício nacional que está associado a este tempo todo de indecisão e tudo aquilo que foi gasto, não foi propriamente cinco tostões", referiu.

António Mendonça defendeu também que o novo aeroporto deve ter em consideração os interesses da TAP, companhia aérea de base nacional, que já se manifestou contra a construção no Montijo e uma solução dual (Portela + 1).

Relativamente às dúvidas levantadas sobre a escolha do consórcio que junta a COBA -- Consultores de Engenharia e Ambiente e a Ingeniería Y Economía Del Transporte (empresa pública espanhola) para a elaboração da Avaliação Ambiental Estratégica, devido a eventuais conflitos de interesses estratégicos entre Portugal e Espanha, o bastonário lembrou que também há empresas portuguesas a participar em concursos internacionais, embora "possa existir a preocupação".

Leia Também: Antigo bastonário duvida que companhias queiram operar no Montijo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório