Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Espanha. Sánchez anuncia redução do IVA da eletricidade de 10% para 5%

Medida será aprovada num Conselho de Ministro Extraordinário. Anúncio surge naquela que é a primeira reação pública de Sánchez após a derrota do Partido Popular na região da Andaluzia.

Espanha. Sánchez anuncia redução do IVA da eletricidade de 10% para 5%
Notícias ao Minuto

09:08 - 22/06/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Espanha

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou, esta quarta-feira, uma redução  do IVA da eletricidade de 10% para 5%. 

Segundo o El País, o anúncio surgiu em resposta ao porta-voz da Esquerda Republicana da Catalunha, depois de este exigir medidas para proteger as famílias. 

De acordo com Sánchez, esta redução do IVA será aprovada num Conselho de Ministros extraordinário, que irá decorrer no sábado, e que foi convocado para adiantar a aprovação de medidas contra a inflação e outras consequências geradas pela guerra na Ucrânia. 

Recorde-se que foi em dezembro do ano passado que o governo espanhol decidiu prolongar uma redução do IVA da eletricidade de 21% para 10%, medida que tinha sido adotada em junho do mesmo ano para aliviar os consumidores.

Além de ter baixado o IVA, em junho de 2021, o Governo espanhol acabou com o imposto sobre a geração de eletricidade (que era de 7%) e baixou o designado imposto especial de 5,1% para 0,5%, o mínimo permitido pela legislação europeia.

Sánchez já havia anunciado em 01 de junho deste ano que o Governo espanhol iria prolongar por três meses, até final de setembro, as medidas de resposta aos impactos da guerra na Ucrânia na economia, que incluem descontos nos combustíveis e na eletricidade.

As medidas para responder à crise gerada pela invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro, foram adotadas inicialmente até 30 de junho.

No início do mês, Sánchez afirmou que "a proteção das famílias e das empresas" espanholas vai continuar com medidas que estão em vigor, entre as quais destacou o desconto de 20 cêntimos por cada litro de combustível, o alargamento a milhões de famílias de subsídios sociais e a redução em 60% do imposto na fatura da eletricidade.

O Governo espanhol aprovou em 29 de março um "plano de resposta" ao impacto económico da guerra na Ucrânia, num montante de 16.000 milhões de euros, dos quais 6.000 milhões correspondem a ajudas diretas e reduções de impostos e outros 10.000 milhões à criação de uma linha de crédito garantida pelo Estado.

Entre as medidas do plano, em vigor até ao final deste mês, estão descontos nos combustíveis, a limitação dos aumentos de preços nos contratos de arrendamento de habitação a 2% e o aumento de 15% do rendimento mínimo garantido às famílias mais vulneráveis.

Quanto às medidas de apoio às empresas, o plano inclui uma nova linha de garantias de crédito no valor de 10 mil milhões de euros para cobrir necessidades de liquidez.

Há ainda um pacote de ajudas diretas de 362 milhões de euros para o setor agrícola e pecuário e outro de cerca de 68 milhões para o setor das pescas.

[Notícia atualizada às 10h25]

Leia Também: Juros da dívida caem a dois, a cinco e a 10 anos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório