Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

ERSE. Gasolina mais cara e gasóleo mais barato do que "preço eficiente"

A gasolina simples 95 foi anunciada nos pórticos 0,7% acima do "preço eficiente" e o gasóleo simples 0,2% abaixo, de acordo com a ERSE.

ERSE. Gasolina mais cara e gasóleo mais barato do que "preço eficiente"
Notícias ao Minuto

14:50 - 20/06/22 por Notícias ao Minuto

Economia ERSE

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) revelou, esta segunda-feira, que os preços do gasóleo e da gasolina voltaram a ser diferentes do "preço eficiente" para a semana corrente - de 20 a 26 de junho -, de acordo com o Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público.

"Relativamente à semana anterior verificou-se que a média dos Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 1,4 cent/l acima do preço eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples e 0,4 cent/l abaixo no caso do gasóleo simples", pode ler-se no relatório da ERSE.

Quer isto dizer que "em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 0,7% acima do preço eficiente e o gasóleo simples 0,2% abaixo", é referido. 

"Ainda relativamente à semana anterior, no que respeita aos Preços com Descontos, publicados pela DGEG, a gasolina 95 simples apresentou um desvio de -1,1% face ao Preço Eficiente e o gasóleo simples -2,8%", indica o regulador.

Notícias ao Minuto Combustíveis | Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público
© Shutterstock

Segundo o regulador, "em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, 2,4 cent/l e 5,8 cent/l abaixo dos preços eficientes, respetivamente". 

O preço eficiente é um preço médio semanal calculado pelo regulador da energia e determinado pela soma das seguintes componentes: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos.

[Notícia atualizada às 14h58]

Leia Também: Companhias aéreas europeias esperam verão com 90% dos níveis de 2019

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório