Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Sonangol quer produzir hidrogénio verde a partir de 2024

A petrolífera estatal angolana Sonangol assinou um memorando de entendimento com as empresas alemãs Gauff e Conjucta para a produção de hidrogénio verde, a partir de 2024.

Sonangol quer produzir hidrogénio verde a partir de 2024
Notícias ao Minuto

10:53 - 16/06/22 por Lusa

Economia Petrolífera

Segundo um comunicado de imprensa da Sonangol, hoje divulgado, o acordo surge na sequência de estudos de viabilidade técnica e económica, previamente efetuados, para o financiamento, construção e operação de uma fábrica de produção de hidrogénio verde e produtos derivados, em Angola.

O objetivo é comercializar o produto no mercado local e internacional, em países como a Alemanha, prevendo-se igualmente a criação de empregos.

Citado no comunicado, o ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, realçou na cerimónia de assinatura que, "não obstante a produção de energia alternativa, Angola vai continuar a explorar hidrocarbonetos, com a devida atenção à sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente".

Já o presidente da Sonangol, Gaspar Martins, adiantou que a empresa se posiciona como companhia de hidrocarbonetos, "com aposta na diversificação do seu portfólio de negócios, que inclui a produção de energia a partir de fontes renováveis, produção e comercialização de hidrogénio verde e seus derivados, biocombustíveis, de entre outros, por intermédio do seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento".

Os passos seguintes são o desenvolvimento do projeto técnico detalhado e a contratação do empreiteiro, entre outros aspetos, prevendo-se para 2024 o início de produção do hidrogénio verde.

Leia Também: Sonangol em bolsa só no final do próximo ano, diz ministra angolana

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório