Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Portugal cai seis posições em ranking de competitividade global do IMD

A Dinamarca assume a liderança do ranking, seguida pela Suíça, Singapura, Suécia e Hong Kong. 

Portugal cai seis posições em ranking de competitividade global do IMD
Notícias ao Minuto

23:02 - 14/06/22 por Notícias ao Minuto

Economia ranking de competitividade

Portugal caiu seis posições no ranking de competitividade global, ocupando agora a 42.ª posição, de acordo com a análise divulgada, esta terça-feira, pelo IMD World Competitiveness Center (WCC). A Dinamarca assume a liderança do ranking, seguida pela Suíça, Singapura, Suécia e Hong Kong. 

"Nesta 34.ª edição do ranking, Portugal surge no 42.º lugar, seis posições abaixo de 2021", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Esta descida, explica o IMD, "é repartida pelos quatro indicadores-chave do estudo: desempenho económico (desce da 43.ª para a 46.ª posição), eficiência governativa (38.ª para 43.ª), eficiência empresarial (38.ª para 42.ª) e infraestruturas (27.ª para 30.ª)". 

O país obteve as piores pontuações em matérias de política fiscal (56.ª posição), práticas de gestão empresarial (56.ª), economia doméstica (52.ª) e finanças públicas (50.ª).

Já os melhores resultados foram registados a nível do quadro social (20.º), da saúde e do ambiente (23.º), da educação (26.º) e das infraestruturas científicas (28.º).

"O declínio global de Portugal no ranking deriva de tendências negativas nas medidas relacionadas com a economia nacional e o investimento internacional. Na eficiência do governo e das empresas, o país experimenta um declínio em algumas das medidas relevantes, tais como a sua classificação de crédito, a eficácia da sua burocracia e os indicadores de atração e retenção de talentos, onde apresenta declínios relativamente acentuados", diz José Caballero, economista sénior do WCC, citado na mesma nota. 

De acordo com o IMD, os principais desafios nacionais para este ano "passam por garantir um crescimento sustentável do PIB e por promover estratégias nacionais que visem reforçar a transição digital e energética, a literacia financeira, o empreendedorismo e as competências, de forma a melhorar a qualidade da gestão e a competitividade das empresas". 

Leia Também: Sentimento dos investidores na Alemanha melhora, mas aquém do esperado

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório