Gás. Governo congratula-se com aprovação de Bruxelas de mecanismo ibérico

Mecanismo estará em vigor até 31 de maio de 2023 e limita o preço de gás na produção de eletricidade. Entra em vigor no dia 15 de junho.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
08/06/2022 18:59 ‧ 08/06/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

Energia

O Governo congratulou-se, esta quarta-feira, com a aprovação, por parte da Comissão Europeia, do mecanismo temporário ibérico que limita o preço do gás para efeitos de produção de eletricidade.

Sublinhe-se que o mecanismo, que irá entrar em vigor no mercado a 15 de junho, serve para colocar limites ao preço médio do gás na produção de eletricidade, a cerca de 50 euros por Megawatt-hora (MWh), que foi solicitado por Portugal e Espanha devido à crise energética e à guerra da Ucrânia.

"O Governo português congratula-se com a aprovação hoje, pela Comissão Europeia (CE), do Mecanismo Ibérico que define um regime excecional para a fixação dos preços no Mercado Ibérico de Eletricidade (MIBEL) e que entra em vigor a 14 de junho e que produz efeitos no mercado de eletricidade no dia seguinte (15 de junho)", lê-se numa nota divulgada pelo gabinete do ministro do Ambiente e da Ação Climática.

Na mesma nota, a tutela liderada por Duarte Cordeiro destaca que, com carácter excecional, este mecanismo "surge na sequência da escalada de preços no mercado do gás (em máximos históricos), com consequências diretas nos preços da eletricidade".

A medida vigorará até 31 de maio de 2023, "englobando o período de maior consumo de eletricidade (outono e inverno)".

Segundo o Ministério, durante este período "será definido um preço máximo médio de 48,75 euros por megawatt-hora, para o gás natural utilizado nas centrais termoelétricas para produção de eletricidade".

Os objetivos deste mecanismo "são limitar a escalada dos preços da eletricidade e proteger quem está mais exposto aos preços do mercado à vista (SPOT), beneficiando também os restantes consumidores de eletricidade à medida que renovem os seus contratos de fornecimento".

"O Mecanismo Ibérico resulta do trabalho de estreita cooperação entre os Governos de Portugal e de Espanha, visando o desacoplamento do preço do gás natural da formação de preço da eletricidade no MIBEL, sendo consequência do reconhecimento, pela CE, das especificidades ibéricas, nomeadamente a reduzida capacidade de interligação elétrica à Europa Continental", destaca o Governo.

Recorde-se que Bruxelas informou que aprovou hoje este mecanismo temporário ibérico para limitar o preço de gás na produção de eletricidade até 2023, orçado em 8,4 mil milhões e dos quais 2,1 mil milhões são referentes a Portugal.

Segundo a Comissão Europeia, o mecanismo estará em vigor até 31 de maio de 2023, representando um apoio estatal português de 2,1 mil milhões de euros e espanhol de 6,3 mil milhões de euros em pagamentos através de subvenções diretas aos produtores de eletricidade.

Leia Também: Bruxelas dá 'luz verde' a teto ibérico ao gás de 8,4 mil milhões até 2023

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas