Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Porto de Sines é o 3.º mais eficiente da Europa

O Porto de Sines (Setúbal) é o terceiro mais eficiente na Europa e o 30.º do mundo, de acordo com um relatório do Banco Mundial e da consultora S&P Global, hoje divulgado.

Porto de Sines é o 3.º  mais eficiente da Europa
Notícias ao Minuto

00:01 - 28/05/22 por Lusa

Economia Banco Mundial

O relatório 'The Container Port Performance Index 2021' ('Índice de Desempenho de Portos de Contentores em 2021') coloca ainda o Porto de Leixões no 205.º lugar e o de Lisboa no 215.º, numa lista de 370 portos, a nível mundial.

O porto espanhol de Algeciras (Cádis) continua a ser o mais eficiente na Europa.

Enquanto em 2020 o "top 10" era liderado pelos portos asiáticos, em 2021 os portos do Médio Oriente monopolizavam as primeiras posições, com o Porto Rei Abdullah da Arábia Saudita na liderança.

O relatório do Banco Mundial e da consultora S&P Global procura servir de ponto de referência para os diferentes agentes económicos globais.

Em comparação com a primeira publicação, que utilizou dados do primeiro semestre de 2020, este segundo documento baseia-se na atividade das docas no final de 2021.

De acordo com a Autoridade Portuária da Baía de Algeciras (APBA), citada em comunicado, o estudo inclui uma abordagem dupla, estatística e administrativa, metodologias consideradas pelos seus autores como complementares para melhor se ajustarem ao desempenho real de cada porto.

Na primeira delas, o Porto de Algeciras repete-se na 10.ª posição, enquanto na segunda avançou, no último ano, da posição 32 para a 11.

Leia Também: Portugal pode responder a "problema urgente" de energia na Europa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório