Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Aprovada agilização da consignação de 0,5% do IRS a associações juvenis

Os deputados aprovaram hoje uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) do PS que abre caminho para que as associações juvenis possam passar a receber a consignação de 0,5% do IRS.

Aprovada agilização da consignação de 0,5% do IRS a associações juvenis
Notícias ao Minuto

17:54 - 26/05/22 por Lusa

Economia Orçamento do Estado

"Durante o ano de 2022, o Governo regulamenta o n.º 5 do artigo 14.º da Lei n.º 23/2006 [regime jurídico do associativismo jovem], assegurando a possibilidade de consignação de uma quota equivalente a 0,5% do IRS liquidado, com base nas declarações anuais, a favor de associações juvenis, de caráter juvenil ou de estudantes, legalmente constituídas em Portugal", lê-se na proposta.

A iniciativa dos socialistas, que não teve votos contra, foi aprovada com o voto favorável do PS, PSD, Chega, Incitava Liberal, PAN e a abstenção dos demais partidos.

As associações de caráter juvenil ou de estudantes já integram o leque e entidades que podem ser contempladas com a consignação de uma quota equivalente a 0,5% do IRS liquidado com base nas declarações anuais.

"No entanto, esta mesma provisão não se encontra devidamente implementada, impossibilitando que aquelas entidades possam beneficiar das consignações em sede de IRS, tal como a lei prevê", justificam os subscritores da proposta.

Leia Também: Aprovado alargamento do IRS Jovem para doutorados até aos 30 anos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório