Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Vai comer fora? Nenhum prato pode ser cobrado se não for solicitado

Se não está interessado em consumir o que está na mesa, alerte o funcionário.

Vai comer fora? Nenhum prato pode ser cobrado se não for solicitado
Notícias ao Minuto

09:42 - 25/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia Restauração

Nenhum alimento pode ser cobrado se não for consumido, alerta a DECO Proteste, o que significa que se não quiser consumir as entradas deve alertar o funcionário. 

"O decreto-lei que regula o acesso às atividades económicas do comércio, serviços e restauração estipula expressamente que a lista de preços deve indicar que: 'nenhum prato, produto alimentar ou bebida, incluindo o couvert, pode ser cobrado se não for solicitado pelo cliente ou por este inutilizado'. A expressão 'inutilizado', neste caso, refere-se a consumido ou manipulado, de forma que já não possa ser servido a outros clientes", esclarece a DECO Proteste

Contudo, a lei indica que as "entradas escolhidas e encomendadas pelo cliente, uma vez na mesa, não podem ser trocadas ou devolvidas".

"Colocar na mesa aperitivos que o cliente não pede ou trazer uma garrafa nova para encher um copo vazio são algumas das práticas comerciais mais agressivas de muitos restaurantes. Se não está interessado, nada o impede de alertar o funcionário para retirar os produtos", esclarece a DECO Proteste. 

O melhor mesmo é alertar o funcionário, logo ao início, que não está interessado nas entradas. Contudo, não se esqueça de conferir a conta: "Não tocou nas entradas? Ao pedir a conta, confirme se são cobradas. Pelo sim, pelo não, da próxima vez, avise logo que não as quer". 

Leia Também: Bolsa de Lisboa em alta com as ações da Greenvolt a subirem 2,36%

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório