Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Combustíveis: ERSE divulgará relatório semanal de supervisão dos preços

A primeira publicação acontece já no dia 30 de maio.

Combustíveis: ERSE divulgará relatório semanal de supervisão dos preços
Notícias ao Minuto

15:31 - 24/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia Combustíveis

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) divulga, a partir do próximo dia 30 de maio, um novo relatório semanal de supervisão dos preços dos combustíveis, anunciou o regulador esta terça-feira. 

Este documento permitirá "aos consumidores comparar os preços dos combustíveis fixados nos postos de abastecimento com os preços eficientes calculados pela ERSE", explica, em comunicado

"Este preço eficiente é determinado pela soma das seguintes componentes: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos (como boa aproximação dos preços à saída da refinaria do SPN), a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do SPN, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho, que equivale à média dos custos de retalho em Portugal dos últimos quatro anos", adianta ainda o regulador. 

Com este relatório, será "possível a todos os interessados acompanhar a evolução do PVP pago pelos consumidores e bem como a diferença face ao preço eficiente".

Acresce ainda que será apresentada a "desagregação do preço eficiente por cada uma das atividades da cadeia de valor e bem como a componente fiscal".

Importa ainda sublinhar que "no contexto dessa monitorização, numa base diária, da evolução do preço de venda ao público (PVP) dos combustíveis, a ERSE atuará junto do Governo e das demais entidades competentes sempre que sejam detetadas irregularidades no funcionamento dos mercados, como já aconteceu no passado". 

O regulador da energia revela também que passará a divulgar um boletim trimestral com informação referente à formação dos PVP dos combustíveis, "que se junta a um conjunto de documentação, já publicada, como o Boletim Mensal de Análise ao Mercado dos Combustíveis e do GPL e o Boletim trimestral de preços dos combustíveis na EU27". 

[Notícia atualizada às 15h53]

Leia Também: Preços de combustíveis sobem em Moçambique

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório