Meteorologia

  • 06 JULHO 2022
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 31º

Associação quer aumentar produção de batata em 20% nos próximos dois anos

A Porbatata -- Associação da Batata de Portugal quer aumentar em 20% a produção deste tubérculo nos próximos dois anos, com recurso a uma campanha de promoção, que conta com mais de 20.000 euros de investimento.

Associação quer aumentar produção de batata em 20% nos próximos dois anos
Notícias ao Minuto

11:59 - 24/05/22 por Lusa

Economia Produção

"A Porbatata lança hoje uma campanha para promover o consumo de batata portuguesa. Com a Miss Tata, marca criada pela associação em 2020, a Porbatata pretende impulsionar o consumo deste alimento no período de maior produção, que decorre de maio a setembro", anunciou, em comunicado.

Em resposta à Lusa, a associação precisou que o objetivo passa por aumentar a produção da batata no país em 20% nos próximos dois anos, de modo que a produção responda a, pelo menos, 70% das necessidades do consumo.

A campanha conta com um investimento estimado que ultrapassa os 20.000 euros, valor que inclui também a divulgação em meios de comunicação internacionais.

Porém, o montante não contempla o investimento feito pelas cadeias de grande distribuição que aderirem à campanha, promovendo a marca em, por exemplo, folhetos e cartazes.

O objetivo desta campanha passa por mostrar que a batata portuguesa é "a mais fresca e saborosa, a mais próxima (e, por isso, com menos pegada ecológica) e a aliada indispensável numa alimentação saudável".

Citado no mesmo documento, o presidente da Porbatata, Sérgio Ferreira, lembrou que Portugal só produz entre 40% a 50% do total de batatas consumidas.

"Sabemos que produzimos bem e com qualidade. Sabemos também que temos a capacidade para aumentar a produção. É muito importante investir em promoção e ultrapassar as dificuldades atuais para que a fileira se torne mais forte", sublinhou.

Por sua vez, a diretora-geral adjunta da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Mónica Ventosa, afirmou que o apoio à produção nacional é um "compromisso contínuo" da distribuição, "que tem procurado valorizar e aprofundar a relação com os produtores nacionais".

Em 2021, as exportações de batata representaram mais de 18 milhões de euros, sendo que a União Europeia foi o principal mercado de destino.

O destaque vai para Espanha, que absorve 48% das exportações nacionais em valor.

A produção de batata em Portugal é de cerca de 450.000 toneladas, enquanto o consumo 'per capita' ultrapassa os 90 quilos por ano.

Esta campanha insere-se no projeto de promoção da batata portuguesa nos mercados externos, que é apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

Leia Também: Maçãs e peras portuguesas entre as frutas com mais pesticidas

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório