Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Ir às compras está mais caro. O que impulsiona o aumento dos preços?

De acordo com a DECO, "o problema é histórico: Portugal está altamente dependente dos mercados externos para garantir o abastecimento dos cereais necessários ao consumo interno".

Ir às compras está mais caro. O que impulsiona o aumento dos preços?
Notícias ao Minuto

10:37 - 24/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia compras

Ir ao supermercado está mais caro, uma vez que os preços dos bens alimentares - e não só - foram impulsionados pela guerra na Ucrânia. Afinal, o que motiva este acréscimo dos preços? 

"O problema é histórico: Portugal está altamente dependente dos mercados externos para garantir o abastecimento dos cereais necessários ao consumo interno. Atualmente, estes representam apenas 3,5% da produção agrícola nacional — sobretudo milho (56%), trigo (19%) e arroz (16%)", explica a DECO Proteste

Acresce ainda que, "se no início da década de 90 a autossuficiência em cereais rondava os 50%, atualmente, o valor não ultrapassa os 19,4%, uma das percentagens mais baixas do mundo e que obriga o país a importar cerca de 80% dos cereais que consome".

"A invasão da Rússia à Ucrânia, de onde provém grande parte dos cereais consumidos na União Europeia, e em Portugal, veio, por isso, pressionar ainda mais um setor há meses a braços com as consequências de uma pandemia e de uma seca com forte impacto na produção e na criação de stocks", explica a DECO Proteste. 

A associação explica ainda que a limitação da oferta de matérias-primas e o aumento dos custos de produção, em particular da energia, podem "estar a refletir-se num incremento dos preços nos mercados internacionais e, consequentemente, nos preços ao consumidor de produtos como a carne, os hortofrutícolas, os cereais de pequeno-almoço ou o óleo vegetal".

Relativamente ao peixe, "a subida dos preços poderá estar a refletir o aumento dos preços dos combustíveis, que tem um elevado impacto na indústria da pesca".

Leia Também: Portugueses (só) recebem 72% do salário bruto que lhes é pago

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório