Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Wall Street encerra dia com variações mínimas

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em terreno misto, com variações mínimas, depois de um dia animado pela descida das taxas de juro na China, seguida por vendas massivas e uma recuperação no final da sessão.

Wall Street encerra dia com variações mínimas
Notícias ao Minuto

23:08 - 20/05/22 por Lusa

Economia Wall Street

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average valorizou 0,03% e o alargado S&P500 avançou 0,01%, mas o tecnológico Nasdaq recuou 0,30%.

No meio da sessão, o S&P500 chegou mesmo a evoluir 20% abaixo do seu último máximo histórico, datado de janeiro passado, o que colocava então a bolsa no designado 'mercado urso' ('bear market'), de onde entretanto saiu.

Em geral, a sessão foi dominada pelo receio dos investidores com a inflação e o seu impacto nos lucros das empresas.

"Um mercado baixista para o S&P500 significa que se aproxima um crescimento reduzido da economia, mesmo uma recessão no próximo ano, com alguns o apontam", preveniu Karl Haeling, do LBBW.

Os índices nova-iorquinos, abalados desde há semanas pelas repercussões da inflação nos EUA e no mundo, registaram assim a sua sétima consecutiva de perdas, no caso do Nasdaq e do S&P, uma novidade desde 2001, quando rebentou a bolha da internet.

No caso do Dow Jones, esta foi a oitava semana consecutiva a perder, algo inédito desde 1923.

"Os primeiros ganhos da sessão desapareceram para acabar uma semana volátil, que viu alguns resultados financeiros de empresas do setor da distribuição exacerbar os ventos desfavoráveis da inflação", apontaram os analistas da Schwab.

Esta semana, as ações foram conduzidas para uma espiral descendente, provocada por resultados e perspetivas medíocres anunciadas pelos grupos de distribuição dos EUA.

Estes avisaram que a subida dos custos estava a reduzir os seus lucros e as suas vendas e a começar a mudar os comportamentos de compra dos consumidores.

Karl Haeling, analista dos mercados de capitais para o ramo nova-iorquino do banco alemão Landesbank Baden-Württemberg (LBBW), realçou que "uma nova correlação se estava a estabelecer entre os mercados norte-americano e chinês".

Na sua opinião, Todos estes confinamentos na China e as ruturas de aprovisionamento que provocam, começam verdadeiramente a pesar no mercado. Este foi o tema da semana e deve sê-lo para os próximos meses".

No conjunto da semana, o Dow Jones perdeu 2,90%, o Nasdaq recuou 3,82% e o S&P500 caiu 3,04%.

Leia Também: Wall Street segue no 'verde' em final de semana atribulada

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório