Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Greve: CP alerta para perturbações nos urbanos do Porto na 2.ª feira

CP diz que podem ocorrer "perturbações significativas" na circulação dos urbanos do Porto, com impacto previsto entre as 00h00 e as 12h00, do mesmo dia.

Greve: CP alerta para perturbações nos urbanos do Porto na 2.ª feira
Notícias ao Minuto

15:00 - 20/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia CP

A CP – Comboios de Portugal informou, esta sexta-feira, que por motivos de uma greve parcial convocada para o dia 23 de maio podem ocorrer "perturbações significativas" na circulação dos urbanos do Porto, com impacto previsto entre as 00h00 e as 12h00, do mesmo dia.

A transportadora recorda, numa nota enviada às redações, que o "Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social não decretou serviços mínimos para esta greve". 

"A CP envidará todos os esforços para prestar o melhor serviço possível aos seus clientes, apesar dos constrangimentos decorrentes desta situação", pode ler-se na mesma nota. 

O Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) anunciou, na quinta-feira, duas novas greves parciais nas zonas urbanas de Porto e Lisboa neste mês, reivindicando melhorias salariais.

A greve parcial na zona urbana do Porto vai decorrer entre as 5h00 e as 8h30 de dia 23 de maio, enquanto a da zona urbana de Lisboa está prevista para 27 de maio, entre as 17h00 e as 21h00, foi anunciado pela direção do sindicato, em comunicado.

O sindicato, que na CP representa a maioria dos trabalhadores do serviço comercial e transporte (revisores, trabalhadores das bilheteiras e as suas chefias diretas), considerou que o amento de 0,9% da tabela salarial não é "um valor aceitável" face a contínua perda de poder de compra, "algo que já acontece desde 2019".

Leia Também: Governo cabo-verdiano não aprendeu "lição" com privatização dos TACV

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório