Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Mau tempo permitiu poupar 846 milhões

As chuvas fortes e os ventos violentos que se fizeram sentir no primeiro e último trimestres do ano estão na raiz de sérias poupanças graças ao aumento de produção das energias renováveis, avança o Diário de Notícias. Só em 2013 pouparam-se 846 milhões de euros.

Mau tempo permitiu poupar 846 milhões
Notícias ao Minuto

08:45 - 07/04/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Renováveis

O mau tempo tem-se intensificado nos últimos anos causando danos e despesas um pouco por todo o país. Mas as fortes chuvas e vento também estão na causa de uma poupança de 846 milhões de euros para Portugal, de acordo com o Diário de Notícias.

As chuvas e o vento mais fortes fazem com que as barragens e as eólicas trabalhem mais e aumentam a produção de eletricidade através de fontes renováveis fazendo com que se poupe na importação de combustíveis fósseis (gás natural e carvão) e em licenças de emissões de carbono.

Em 2013, graças às barragens e às eólicas, pouparam-se 846 milhões de euros, mais 38,2% do que em 2012, quando se conseguiu poupar 612 milhões de euros.

Se no ano passado o peso das renováveis no total do consumo foi de 58,3% e no total da produção foi de 61,7%, este ano, graças às condições meteorológicas verificadas no primeiro trimestre, estes valores já foram ultrapassados – 95% no consumo e 80% na produção, entre janeiro e março.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório