Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Sonae investiu mais de 500 milhões de euros nos últimos 12 meses

A Sonae investiu 516 milhões de euros nos últimos 12 meses, com destaque para o crescimento orgânico dos negócios e a atividade de gestão de portfolio, indicou o grupo, num comunicado hoje divulgado.

Sonae investiu mais de 500 milhões de euros nos últimos 12 meses
Notícias ao Minuto

19:54 - 18/05/22 por Lusa

Economia Sonae

Na nota, em que divulgou os resultados do primeiro trimestre de 2022, a Sonae disse que, nos últimos 12 meses, "investiu 516 milhões de euros, com o capex [investimento] operacional decorrente do investimento no crescimento orgânico dos negócios a crescer 18,7% para 296 milhões de euros".

Além disso, "relativamente à atividade de gestão do portefólio, a Sonae investiu 220 milhões de euros e encaixou 693 milhões de euros com a venda de ativos, sobretudo com a venda da participação minoritária da MC e da participação de 50% na Maxmat", destacou.

Segundo a empresa, "durante o 1T22 [primeiro trimestre de 2022], o movimento de gestão de portefólio mais relevante foi a aquisição da participação de 10% na Sierra, por 83,5 milhões de euros".

A Sonae indicou ainda que o seu 'Free Cash Flow' (antes do pagamento de dividendos) nos últimos 12 meses, "situou-se em 627 milhões de euros, o qual, após o pagamento de dividendos, permitiu uma redução de quase 600 milhões de euros da dívida líquida consolidada para 931 milhões de euros no final do 1T22".

O grupo garantiu que a sua estrutura de capital "mantém-se robusta, com rácios de alavancagem e níveis de liquidez muito confortáveis", sendo que, "no final do 1T22, a Sonae detinha cerca de 1.150 milhões de euros de liquidez disponível (caixa e linhas de crédito disponíveis)", manteve "um baixo custo de financiamento (menos de 1,0%), melhorou o perfil de maturidade da dívida para quase 5 anos e atingiu 65% de linhas de financiamento de longo prazo associadas ao desempenho sustentável, verde ou 'ESG'".

Por outro lado, no final do primeiro trimestre de 2022, "o valor líquido do portefólio (NAV) da Sonae ascendeu a 4,1 mil milhões de euros, aumentando 65 milhões de euros face ao valor registado no final de 2021", indicou.

O grupo recordou que durante os primeiros três meses do ano, "adquiriu uma participação adicional de 10% na Sierra por 83,5 milhões de euros, passando a deter 90% da mesma, e a Bright Pixel vendeu as suas participações na SafetyPay e ciValue, com um retorno de caixa total de cerca de 40 milhões de euros".

"Considerando os últimos 12 meses, a atividade de gestão de portefólio da Sonae foi muito ativa, nomeadamente com a venda de 24,99% do capital da MC à CVC por 528 milhões de euros, a aquisição de 95,4% da Gosh Food, uma empresa de referência no Reino Unido no setor de produtos alimentares de origem vegetal, a venda por parte da MC da sua participação de 50% na Maxmat e o Universo a chegar a um acordo para a venda da sua participação de 50% na MDS por 100 milhões de euros (com conclusão dependente de aprovações regulatórias)", referiu.

Depois do fecho do trimestre, a "Bright Pixel acordou com a Thales Europe a venda da totalidade do capital social e direitos de voto da Maxive, uma 'holding' que agrega a S21sec e a Excellium", sublinhou, indicando que a "transação tem subjacente um 'enterprise value' da Maxive de 120 milhões de euros e estima-se que resulte num impacto positivo nos resultados consolidados da Sonaecom, de cerca de 63 milhões de euros".

Os lucros da Sonae dispararam de um milhão de euros no primeiro trimestre de 2021 para 42 milhões de euros no mesmo período deste ano, com as receitas a atingirem um "valor recorde de 1,7 mil milhões de euros", adiantou hoje o grupo, na mesma nota.

Leia Também: Lucros da Sonae disparam de um para 42 milhões no 1.º trimestre deste ano

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório