Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

BCE alerta bancos para que reavaliem projeções e trajetórias de capital

O Banco Central Europeu (BCE) alertou os bancos para que reavaliem as suas projeções e trajetórias de capital, considerando também cenários adversos, tendo em conta o impacto da guerra na Ucrânia e a subida da inflação.

BCE alerta bancos para que reavaliem projeções e trajetórias de capital
Notícias ao Minuto

14:37 - 18/05/22 por Lusa

Economia Banco Central Europeu

Numa entrevista ao jornal italiano La Repubblica, o presidente do Conselho de Supervisão do BCE, quando questionado sobre de que forma os riscos para a economia real se refletem nos balanços dos bancos, explicou que a instituição solicitou "aos bancos que reavaliassem as suas projeções e trajetórias de capital à luz do novo quadro macroeconómico, considerando também cenários adversos".

Andrea Enria acrescentou que, paralelamente, o BCE está atento ao possível aumento do risco em alguns setores económicos, que podem ser mais atingidos pelos aumentos dos preços de energia e outras matérias-primas.

"Enquanto a covid-19 atingiu os serviços, agora os riscos estão mais focados no setor industrial, com o alto consumo de energia, e no setor imobiliário, mais sensível às subidas das taxas de juros", disse.

Considerando o cenário base de uma subida acentuada da inflação em 2022, seguida de uma descida gradual para a meta de 2% em 2023, o responsável do supervisor acredita que não será "particularmente prejudicial para os bancos".

No entanto, alertou para que continua a ser um risco "considerável" -- "talvez o segundo maior risco após um cenário de desaceleração significativa do crescimento ou mesmo recessão" -- se existir um período de elevada volatilidade, além de grandes aumentos nos rendimentos nos mercados financeiros.

Andrea Enria explicou que o BCE pediu, assim, à banca que adote estratégias mais prudentes nos mercados de alto risco.

Leia Também: BCE afirma que bancos russos enfrentam fortes desafios devido às sanções

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório