Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Transportes de Coimbra criam circuitos gratuitos nas noites da Queima

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) vão dispor de dois circuitos especiais e gratuitos, de transporte noturno durante a Queima das Fitas, que decorre de 20 a 27 de maio, na Praça da Canção.

Transportes de Coimbra criam circuitos gratuitos nas noites da Queima
Notícias ao Minuto

14:11 - 18/05/22 por Lusa

Economia Coimbra

A Câmara Municipal de Coimbra informou que estas duas linhas, gratuitas, vão "ligar as imediações da Praça da Canção a diversos pontos da cidade de Coimbra".

O circuito um, faz o trajeto pelo Parque Manuel Braga, avenidas da Lousã, Urbano Duarte e Mendes Silva, passando pela rotunda da Quinta da Nora, ruas D. Pedro Cristo, Carlos Seixas, Daniel de Matos, Vasco da Gama, Mouzinho de Albuquerque e de Moçambique, Bandeiras, rotundas Jorge Anjinho e da Solum, ruas Humberto Delgado e dos Combatentes, Arcos do Jardim, Praça da República, avenida Sá da Bandeira, ruas da Sofia e João Machado e avenidas Fernão de Magalhães e Emídio Navarro.

O autocarro do circuito um, com início no Parque Manuel Braga, parte no horário das 00:15, 00:45, 01:25, 02:00, 02:35, 03:45, 04:25, 05:05 e 05:25.

Também pelo mesmo circuito, o autocarro que tem sai do Bairro Norton de Matos pelas 00:25, tem partidas às 01:00, 01:25, 02:10, 02:45 terminando na Portagem, e ainda o horário das 04:00, 04:40, 05:20, e o das 06:00 que termina igualmente na Portagem.

O circuito dois faz o percurso pela avenida João das Regras, avenida Guarda Inglesa, Portugal dos Pequenitos, Santa Clara, Mesura, Póvoa, Covões, São Martinho (rua da Bayer), Cruzeiro, avenida Nova, ladeira de São Martinho, Escola Superior Agrária, Almegue, avenida da Guarda Inglesa e avenida João das Regras, adiantou a autarquia.

O autocarro que inicia o percurso na Avenida João das Regras efetua viagens entre as 00:30 e as 05:30, com uma frequência de 30 minutos.

Também com uma frequência de meia hora, o autocarro do circuito que começa em São Martinho do Bispo realiza a primeira viagem às 00:40 e a última às 05:40.

O Município de Coimbra deu ainda nota de que a propósito da Serenata Monumental e do Cortejo dos Fitados, vai existir várias restrições de estacionamento e condicionamentos de trânsito.

Todas as informações relativamente às restrições de estacionamento e condicionamentos de trânsito, podem ser consultadas no Edital n.º 115/2022, no 'site' da Câmara Municipal de Coimbra.

Entretanto, "antecipando um aumento da procura" dos serviços alternativos ao Ramal da Lousã, durante o período da Queima das Fitas, a Metro Mondego vai "reforçar a sua oferta nos horários compatíveis com o programa desta festa, nomeadamente nas ligações habitualmente mais procuradas para participar nas noites do parque e no cortejo".

A empresa Metro Mondego, responsável pela instalação de um sistema de metro bus no Ramal da Lousã (que liga Serpins a Coimbra, por Lousã e Miranda do Corvo) e na cidade de Coimbra, informa ainda, numa nota enviada hoje à agência Lusa, que "no domingo, dia do cortejo [da Queima das Fitas], o trânsito automóvel estará cortado na zona da Portagem, na Baixa, entre as 15:00 e as 21:00.

Naquele período, os autocarros dos serviços alternativos terão a sua origem e término em Coimbra Parque, acrescenta a empresa.

[Notícia atualizada às 18h16]

Leia Também: Facebook remove 21,7 milhões de conteúdos de violência no 1.º trimestre

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório