Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Atividade económica abranda em março e clima económico aumenta em abril

O indicador de atividade económica abrandou em março, após ter acelerado em janeiro e fevereiro, enquanto o indicador de clima económico "aumentou ligeiramente" em abril, depois de ter diminuído em março, divulgou hoje o INE.

Atividade económica abranda em março e clima económico aumenta em abril
Notícias ao Minuto

11:13 - 18/05/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Preços

De acordo com a Síntese Económica de Conjuntura do Instituto Nacional de Estatística (INE), "o indicador de atividade económica, que sintetiza um conjunto de indicadores quantitativos que refletem a evolução da economia, abrandou em março, após ter acelerado em janeiro e fevereiro".

Este indicador registou uma variação homóloga de 5,5% em março, face aos 7,6% de fevereiro.

O instituto nota, contudo, que "a evolução nos dois primeiros meses do ano refletiu em parte um efeito de base, dado que em janeiro e fevereiro de 2021 estiveram em vigor várias medidas de combate à pandemia, impondo restrições à atividade económica".

Segundo o INE, "os indicadores de curto prazo (ICP) relativos à atividade económica na perspetiva da produção, disponíveis para março, continuam a apontar para elevados crescimentos em termos nominais, observando-se uma aceleração na indústria e um abrandamento nos serviços".

"Refletindo em grande medida a aceleração dos preços, os indicadores de curto prazo da atividade económica na perspetiva da produção, disponíveis até março de 2022, continuaram a revelar elevados crescimentos em termos nominais, salientando-se o índice de volume de negócios na indústria com um aumento de 25,8% em março (23,0% em fevereiro)", precisa.

"Em termos reais -- acrescenta - verificou-se um abrandamento na construção, enquanto na indústria registou-se uma variação homóloga ligeiramente positiva, após as diminuições registadas nos dois meses anteriores".

Quanto ao indicador de clima económico, que sintetiza os saldos de respostas extremas das questões relativas aos inquéritos qualitativos às empresas, "aumentou ligeiramente em abril, depois de ter diminuído em março".

Em abril, o indicador de clima económico situou-se nos 2,2%, após 2,1% em março.

[Notícia atualizada às 11h35]

Leia Também: Urgências em Santa Maria com valor mais alto desde o início da pandemia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório