Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Reino Unido regista em abril inflação mais alta desde 1982

A inflação do Reino Unido subiu para 9% em abril, a taxa mais alta desde 1982, anunciou hoje o gabinete de estatística nacional britânico (ONS, na sigla em inglês).

Reino Unido regista em abril inflação mais alta desde 1982
Notícias ao Minuto

07:58 - 18/05/22 por Lusa

Economia Inflação

O aumento da inflação (7% em março) foi impulsionado pelo aumento dos preços dos bens e serviços quotidianos em abril, alimentado pela guerra na Ucrânia, e principalmente por um aumento sem precedentes de 54% no limite máximo dos preços dos produtos energéticos, que entrou em vigor no início do mês.

O economista chefe do ONS, Grant Fitzner, disse que "a inflação subiu acentuadamente em abril, impulsionada por aumentos acentuados dos preços da eletricidade e do gás, desde que o preço máximo mais elevado começou a ser aplicado".

Este novo limite máximo, que limita o preço máximo por unidade que os fornecedores podem cobrar aos consumidores, entrou em vigor em abril, causando aumentos médios anuais dos preços domésticos de gás e eletricidade de cerca de 2.000 euros.

Depois da divulgação do novo número da inflação, o ministro das Finanças britânico, Rishi Sunak, disse aos meios de comunicação social locais que, embora o Governo não possa "proteger completamente" os cidadãos dos problemas globais que contribuíram para a taxa de 9%, está "a prestar um apoio significativo" e "pronto a tomar novas medidas".

Para conter a inflação crescente, o Banco de Inglaterra aumentou recentemente as taxas de juro no Reino Unido de 0,75% para 1%, o nível mais elevado em 13 anos.

Leia Também: Inflação vai demorar a cair no Reino Unido

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório