Inflação. Que bens e serviços mais aumentaram de preço em abril?

Taxa de inflação subiu para 7,2% em abril, aquele que é o valor mais elevado desde março de 1993.

Fatura do supermercado

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
17/05/2022 10:45 ‧ 17/05/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

Inflação

Combustíveis, óleos e gorduras e as férias organizadas foram os bens e serviços que registaram o maior aumento de preços em abril, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), citados pela Pordata. 

"No último mês, os bens e serviços onde se verificou o maior aumento dos preços foram os combustíveis, os óleos e gorduras, as viagens turísticas e serviços de alojamento, o gás e a eletricidade", revela aquele portal. 

Vale recordar que, na semana passada, o Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou que a taxa de inflação subiu para 7,2% em abril, aquele que é o valor mais elevado desde março de 1993.

A Pordata disponibiliza uma ferramenta que permite que os portugueses simulem como é que o seu salário é influenciado pela inflação - pode aceder a essa funcionalidade aqui

Notícias ao Minuto Taxa de inflação por produto em abril de 2022© Reprodução do site da Pordata

"A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 7,2% em abril de 2022, taxa superior em 1,9 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior e a mais elevada desde março de 1993", indica o INE. 

O indicador de inflação subjacente - índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos - também acelerou, registando uma variação de 5,0% (3,8% em março).

A variação do índice relativo aos produtos energéticos aumentou para 26,7% (19,8% no mês precedente), "valor mais elevado desde maio de 1985, enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados apresentou uma variação de 9,4% (5,8% em março)".

Leia Também: Investigadores identificam local nos neurónios que causa dor neuropática

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas