Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Atenção, passageiros: Greve na CP ainda pode afetar comboios hoje

Num comunicado publicado no site oficial, a CP diz que as perturbações na circulação, decorrentes da greve de trabalhadores, podem prolongar-se até esta terça-feira.

Atenção, passageiros: Greve na CP ainda pode afetar comboios hoje
Notícias ao Minuto

09:13 - 17/05/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia CP

A CP - Comboios de Portugal alertou que ainda podem existir perturbações na circulação de comboios, esta terça-feira, por causa da greve de trabalhadores, que levou à supressão de 93% dos comboios programados até às 18h na segunda-feira

Num comunicado publicado no site oficial, a CP diz que as perturbações na circulação podem prolongar-se até esta terça-feira, estando definidos serviços mínimos para os serviços Alfa-pendular e Intercidades - que pode consultar aqui

"Informamos que, por motivo de greve preveem-se perturbações significativas a nível nacional em todos os serviços, no dia 16 de maio de 2022, com possível impacto nos dias anterior e seguinte ao período de greve, a 15 e 17 de maio", pode ler-se. 

A CP suprimiu, entre as 00h00 e as 18h00 de segunda-feira um total de 907 comboios, cerca de 93% dos programados devido à greve para reivindicar aumentos salariais de 90 euros, disse fonte oficial da empresa.

Assim, de acordo com o ponto de situação divulgado pela empresa, foram "suprimidos 907 comboios, cerca de 93% dos comboios programados, que eram 980. Realizaram-se 73, dos quais 14 eram serviços mínimos", acrescentou.

Em declarações à Lusa, José Manuel Oliveira, coordenador da Fectrans - Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações, disse que "são números que refletem bem a adesão dos trabalhadores à greve de hoje [segunda-feira], o impacto o que ela teve na organização do trabalho".

"Isso significa que muitos trabalhadores, quer da área comercial, quer da manutenção e oficinas e outros serviços da CP estão paralisados. A esmagadora maioria dos trabalhadores hoje não se apresentou ao serviço e daí este impacto na circulação ferroviária", referiu

"Não tivemos nenhum contacto com a CP", disse ainda o dirigente sindical, referindo que a operadora "está mais empenhada em fazer comunicados para a opinião pública que, não dizendo a verdade toda, procura lançar alguma confusão".

Hoje, a administração da CP anunciou que chegou a um acordo de princípio com 12 dos 15 sindicatos, para revisão do Acordo de Empresa, exceto com as três estruturas que convocaram a greve que está a decorrer.

A decisão de avançar para a greve foi tomada no final de abril, em plenários descentralizados de trabalhadores que se realizaram no Porto, no Entroncamento e em Lisboa e foram promovidos pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF), da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans).

Leia Também: Tensão na Rússia? Putin poderá "ser substituído por um pior ainda"


  

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório