Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

STPT pede reuniões sobre "deficiências" no regime dos despedimentos

O Sindicato dos Trabalhadores do grupo Altice em Portugal (STPT) anunciou hoje que pediu reuniões ao Presidente da República, primeiro-ministro e ministra do Trabalho sobre "as deficiências e eventuais inconstitucionalidades no regime legal dos despedimentos coletivos".

STPT pede reuniões sobre "deficiências" no regime dos despedimentos
Notícias ao Minuto

12:34 - 16/05/22 por Lusa

Economia despedimentos

O STPT refere que, "estando atualmente na agenda do Governo a discussão da alteração à legislação laboral, a direção" do sindicato "decidiu solicitar com celeridade reuniões com o Presidente da República e com o Governo na pessoa do primeiro-ministro e ministra do Trabalho".

Apesar do STPT não estar alinhado com as centrais sindicais, utiliza o direito de acordo com "nº 1, alínea c) do artigo 443 do Código do Trabalho", de participar na elaboração da legislação do trabalho.

A direção do Sindicato dos Trabalhadores do grupo Altice Portugal "considera oportuno e fundamental analisar com as entidades referidas 'as deficiências e eventuais inconstitucionalidades no regime legal dos despedimentos coletivos consagrado nos artigos 355.º ao 366.º do Código do Trabalho", adianta, no comunicado.

O sindicato "defende, sem qualquer hesitação, que o regime legal atual dos despedimentos coletivos consagrados no Código do Trabalho, é um regime 'desequilibrado, desproporcional e impeditivo dos princípios da boa-fé na negociação entre as partes, trabalhadores e empregadores'", lê-se no documento.

Para esta estrutura sindical, "a ausência de maior regulamentação em Portugal em relação à lei permite liberdade absoluta aos empregadores de justificar a necessidade do despedimento coletivo".

Leia Também: Ministro inaugura investimento de 3 milhões da Valorsul em Torres Vedras

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório