Meteorologia

  • 24 MAIO 2022
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 20º

Crédito Agrícola quer ter menos de 60 caixas em cinco anos

O presidente do Crédito Agrícola disse hoje que o grupo quer fazer a fusão de 19 caixas em cinco anos, passando a menos de 60 caixas, um processo que deveria ter acontecido mas cuja complexidade e pandemia fez atrasar.

Crédito Agrícola quer ter menos de 60 caixas em cinco anos

Num painel de debate em que participaram os presidentes dos principais bancos portugueses no Fórum Banca, em Lisboa, questionado sobre fusões de bancos, Licínio Pina disse que o grupo financeiro que dirige não olha para fusões e aquisições externas e que está focado na sua melhoria interna e que aí irá fazer a fusão de 19 caixas (aquelas com menor ativo) com outras caixas.

Segundo o gestor, das atuais 75 Caixas de Crédito Agrícola Mútuo, 19 concentram mais de 70% do ativo e outras 19 detêm apenas 9% do ativo, o que põe em causa a sua sustentabilidade, considerando que nestas terá de haver fusão com caixas da sua proximidade.

"Não tenho dúvida que nessas 19 tem de haver fusão", disse, considerando que isso é fundamental para desde logo terem capacidade de dar resposta às novas regras que se impõem na banca, caso dos objetivos ESG (sigla em inglês relativa a objetivos ambientais, sociais e de governação).

Licínio Pina disse que a fusão das caixas já era para ter sido executada, mas que a complexidade do processo e os dois anos de crise pandémica em que foram suspensas reuniões e assembleias-gerais fizeram atrasar.

À margem do Fórum Banca (organizado pelo Jornal Económico e a consultora PWC), Licínio Pina disse à Lusa que o objetivo é que este processo esteja terminado num prazo de cinco anos e que para isso será importante rever o regime jurídico para tornar o processo menos complexo.

A fusão de caixas não implicará necessariamente fecho de balcões.

O grupo Crédito Agrícola é composto por 75 Caixas de Crédito Agrícola Mútuo e Caixa Central que, em conjunto, detêm cerca de 624 agências (a maior rede de um banco em Portugal). Tem ainda atividade nas áreas seguradora, de gestão de ativos e capital de risco.

Em 2021, o grupo Crédito Agrícola teve lucros de 158,8 milhões de euros, mais 82,9% face a 2020.

Licínio Pina tomou posse em abril como presidente da Caixa Central do Crédito Agrícola, no seu quarto mandato à frente do banco.

Leia Também: Morreu Bruce MacVittie, ator de 'Os Sopranos'. Tinha 65 anos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório