Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 29º

OE2022. UTAO critica alterações à Lei de Enquadramento Orçamental

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) critica as alterações à Lei de Enquadramento Orçamental (LEO) aprovadas em abril, considerando que acabam com os alicerces estratégicos da política orçamental.

OE2022. UTAO critica alterações à Lei de Enquadramento Orçamental
Notícias ao Minuto

20:46 - 12/05/22 por Lusa

Economia Unidade Técnica de Apoio Orçamental

Na apreciação final da proposta do Orçamento do Estado para (OE2022), entregue hoje aos deputados, a UTAO refere que "por acordo entre o Governo e vários partidos políticos, a AR [Assembleia da República] acabou em 22 de abril de 2022 com os alicerces estratégicos da política orçamental".

"A aprovação de uma série de alterações à LEO naquele dia completou a remoção da restrição plurianual sobre as leis orçamentais anuais", aponta.

Os técnicos de apoio aos deputados consideram que o Programa de Estabilidade (PE) e o Quadro Plurianual das Despesas Públicas (QPDP) passam a servir para nada de substantivo, argumentando que os instrumentos de programação de médio prazo perderam o papel disciplinador da visão de curto prazo.

Segundo a UTAO, esta visão passa a dominar por inteiro a elaboração das propostas do Orçamento do Estado.

"A história recente descredibiliza o respeito dos órgãos de soberania para com a restrição orçamental de médio prazo. Não bastando os recuos assumidos em lei no ano de 2020 [...], o Governo e o Parlamento foram mais longe na quebra de compromisso para com o envelope estratégico e a regra plurianual da despesa", refere.

Para os técnicos, "fica claro que o PE e o QPDP continuarão a ser produzidos para serem desmentidos na primeira oportunidade pelo poder político".

"Oxalá os credores não voltem a descrer na qualidade das instituições portuguesas", acrescentam.

Leia Também: PE: UTAO diz que documento não cumpre requisitos

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório