Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Ucrânia. BERD angaria mais mil milhões de euros para ajudar Kyiv

O Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) angariou esta semana mil milhões de euros durante a sua assembleia-geral anual para ajudar a Ucrânia, foi hoje anunciado.

Ucrânia. BERD angaria mais mil milhões de euros para ajudar Kyiv
Notícias ao Minuto

12:47 - 12/05/22 por Lusa

Economia Ucrânia

Estes fundos serão adicionados a um "fundo de resiliência" de dois mil milhões de euros que já tinha sido libertado no início da invasão da Ucrânia pela Rússia.

"A Ucrânia precisa da nossa ajuda para apoiar infraestruturas vitais, para manter o acesso à eletricidade, e transportes, caminhos-de-ferro", enquanto "os municípios ucranianos precisam de apoio para gerir um grande número de refugiados deslocados", disse a presidente do BERD, Odile Renaud-Basso, numa conferência de imprensa.

A economia ucraniana "precisa deste dinheiro para apoiar as empresas e tentar continuar a funcionar na economia global, o que é crucial para a segurança alimentar de muitos países", acrescentou.

A Ucrânia "precisa deste dinheiro para garantir que a economia real sobreviva, enquanto os esforços mais importantes vão no sentido de resistir à invasão russa", de acordo com Odile Renaud-Basso.

O BERD, que está a realizar a sua reunião anual em Marraquexe até hoje, prevê uma contração de 30% da economia ucraniana este ano devido à invasão do país pela Rússia, pressupondo que a guerra termina neste verão.

O Banco Mundial é ainda mais pessimista, prevendo uma contração de 45%.

O ministro das Finanças ucraniano, Sergei Martchenko, apelou na quarta-feira aos parceiros internacionais de Kiev para "maximizar os esforços" para ajudar o seu país, especialmente tendo em vista a sua futura reconstrução, durante uma transmissão de vídeo na assembleia do BERD.

Leia Também: AO MINUTO: Finlândia na NATO? "Ameaça"; Gazprom reduz fornecimento

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório