Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Economia filipina cresce 8,3% no primeiro trimestre de 2022

O produto interno bruto (PIB) das Filipinas aumentou 8,3% no primeiro trimestre do ano, impulsionado pelo crescimento do consumo e das importações, de acordo com dados divulgados hoje pela autoridade estatística do país.

Economia filipina cresce 8,3% no primeiro trimestre de 2022
Notícias ao Minuto

07:57 - 12/05/22 por Lusa

Economia Manila

No trimestre em análise, a economia filipina cresceu a um ritmo mais acelerado do que nos três meses anteriores, quando aumentou 7,8%, e também ultrapassou as previsões de crescimento anual do Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD), que antecipou uma aceleração de 6% em 2022.

Os números, publicados pela Autoridade Estatística das Filipinas poucos dias depois da vitória eleitoral de Ferdinand Marcos Jr. nas eleições presidenciais, indicaram a recuperação económica de um dos países mais afetados pela pandemia da covid-19 no Sudeste Asiático.

De acordo com os mesmos dados, no primeiro trimestre deste ano, o consumo interno cresceu 10,1% em termos anuais, impulsionado pelos setores dos transportes e serviços, enquanto as importações subiram 15,6%, refletindo a reabertura do comércio devido ao alívio das restrições antipandémicas.

Por outro lado, as exportações apresentaram um forte crescimento, com um aumento de 10,3%, devido à contribuição dos setores dos semicondutores e das telecomunicações.

Leia Também: Covid: 11 genes determinam gravidade da infeção, diz estudo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório