Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 29º

Afinal, quem está dispensado de entregar a declaração do IRS de 2021?

Fique a par do esclarecimento da Autoridade Tributária.

Afinal, quem está dispensado de entregar a declaração do IRS de 2021?
Notícias ao Minuto

10:25 - 11/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

A campanha de entrega do IRS está a decorrer até ao final do mês de junho e muitos contribuintes até já cumpriram com esta obrigação fiscal, mas há quem esteja dispensado de submeter a declaração de rendimentos ao Fisco.

De acordo com a Autoridade Tributária (AT), não tem de entregar a declaração do IRS se apenas recebeu, isolada ou conjuntamente:

  • Até 8.500,00 euros de rendimentos de trabalho dependente ou pensões, sem que
    lhe tenha sido feita qualquer retenção na fonte, e até 4.104,00 euros de pensões de alimentos;
  • Rendimentos tributados por taxas liberatórias e não quer adicioná-los aos restantes rendimentos para efeito da aplicação das taxas gerais do IRS. 

Ou se apenas recebeu: 

  • Subsídios ou subvenções no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC) de valor anual inferior a 1.755,24 euros, desde que, tendo recebido outros rendimentos, estes tenham sido tributados por taxas liberatórias, ou sendo rendimentos do trabalho dependente ou pensões não exceda, isolada ou conjuntamente, 4.104,00 euros; ou
  • Rendimentos por ter realizado atos isolados de valor anual inferior a 1.755,24 euros, desde que não tenha recebido outros rendimentos ou apenas tenha recebido rendimentos tributados por taxas liberatórias.

Se estou dispensado da declaração do IRS, tenho de confirmar as faturas no e-Fatura? 

De acordo com a AT, se está dispensado de entregar a declaração "não precisa de confirmar as faturas que titulam despesas com direito às deduções do IRS", porque "com efeito, havendo dispensa de entrega de declaração significa que não tem imposto a pagar este ano pelo que não é possível subtrair valores de despesas".

"Contudo, não se esqueça que deve sempre exigir a fatura com NIF porque, para além de ser um dever de cidadania, poderá no final de cada ano verificar que afinal não está dispensado do IRS e nesta situação devem ser consideradas as despesas que suportou e que sejam dedutíveis em IRS", notam as Finanças. 

Leia Também: Bolsa de Lisboa em alta com NOS a subir quase 1%

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório