Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

DECO alerta: Créditos de baixo valor aumentam risco de sobreendividamento

A associação de defesa do consumidor defende, por isso, que é "essencial que haja critérios rigorosos para a avaliação de solvabilidade na sua concessão". 

DECO alerta: Créditos de baixo valor aumentam risco de sobreendividamento
Notícias ao Minuto

07:37 - 11/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia empréstimos

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) alertou que os créditos de baixo valor aumentam o risco de sobreendividamento, em particular para os consumidores mais vulneráveis. 

"O crédito ao consumo continua a ser um produto muito importante para os consumidores, para permitir efetuar uma compra ou até pagar uma despesa imprevista. No entanto, os créditos de valores mais baixos podem trazer muitos riscos para os consumidores, em especial os mais vulneráveis", adianta a DECO, em comunicado

A associação defende, por isso, que é "essencial que haja critérios rigorosos para a avaliação de solvabilidade na sua concessão". 

O que saber antes de contratar um crédito de baixo valor?

"É muito importante que se avalie a capacidade do consumidor em pagar as prestações, de modo a ajustá-las ao seu orçamento familiar. Um crédito acima das capacidades do consumidor deixa de ser, por isso, benéfico, podendo conduzir a uma rutura no orçamento em vez de o equilibrar. Por esta razão, a avaliação da solvabilidade é crucial para evitar os riscos de sobre-endividamento", diz a DECO. 

A associação acrescenta que, desde 2021, integra uma coligação de organizações não-governamentais da sociedade civil que visa contribuir para que a revisão da diretiva de créditos aos consumidores tenha um elevado grau de proteção dos interesses dos consumidores.

Esta coligação, explica, "preparou uma ficha técnica (traduzida agora para português) que apresenta um conjunto de recomendações, resultantes da revisão da diretiva de crédito aos consumidores,  para que se avalie a solvabilidade no que respeita a créditos de baixo valor". Pode aceder aqui

Leia Também: A Concertação Social e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório