"O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) e o Sindicato Independente da Banca (SIB) conseguiram na revisão do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Crédito Agrícola para 2021 uma atualização salarial e das cláusulas com expressão pecuniária de 0,9%, ao que acresceu o aumento do valor diário do subsídio de almoço para 9,90 euros", lê-se num comunicado conjunto das estruturas sindicais.
Citado no mesmo documento, o presidente do SNQTB, Paulo Gonçalves Marcos, defendeu que o Crédito Agrícola soube "perceber e reconhecer" o esforço dos seus trabalhadores, "em vez de manter uma proposta de aumentos indigna".
Relativamente a 2022, os sindicatos consideraram ser evidente que a aceitação de uma atualização de 1,1%, no âmbito do ACT do setor bancário, foi uma "manifesta precipitação, lesiva dos interesses dos trabalhadores bancários".
A este propósito, o SNQTB e o SIB sublinharam ainda que a inflação em Portugal aumentou para 7,2% em abril, o valor mais elevado dos últimos 29 anos.
Leia Também: Crédito Agrícola lança 9.ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação