Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Introdução do euro foi grande marco de integração da economia europeia"

Mário Centeno destaca o euro como um "elemento de união", no dia em que se assinala o Dia da Europa.

"Introdução do euro foi grande marco de integração da economia europeia"
Notícias ao Minuto

13:35 - 09/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia Euro

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, destacou, esta segunda-feira, que a moeda única é um marco de integração da economia europeia, no dia em que se assinala o Dia da Europa.  

"A introdução do euro foi o grande marco de integração da economia europeia. O euro é a nossa moeda e a identidade mais tangível da nossa participação na construção da União. O euro é o nosso elemento de união, é a moeda de mais de milhões de habitantes e um símbolo da solidariedade europeia", numa mensagem partilhada nas redes sociais a propósito do dia que se celebra e dos 20 anos do euro. 

Mário Centeno referiu que o euro é "um elemento fundamental para a convergência económica entre Estados-membros" e acrescentou que "Portugal ganhou muito com a entrada para a então comunidade económica europeia e o percurso natural desta integração europeia foi a adesão ao euro desde o seu primeiro momento". 

"Também representa um elemento de estabilidade. A política monetária, ao assegurar a estabilidade de preços e ao reconhecer a importância da estabilidade financeira, cria as condições para um crescimento económico equilibrado e inclusivo", referiu o governador do BdP. 

Também esta segunda-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apelou ao apoio entre as democracias europeias, "sob pena de sucumbirem aos anátemas nascidos no seu interior ou à força bruta que as cerca de fora".

O Dia da Europa é celebrado anualmente desde 9 de maio de 1950, quando o estadista francês Robert Schuman, um dos fundadores da UE, avançou com a proposta de uma entidade europeia supranacional.

Leia Também: Michel assinala Dia da Europa em Odessa para mostrar apoio da UE

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório