Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Consultar, comparar e contratar. Como mudar de comercializador de energia

Siga as recomendações da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Consultar, comparar e contratar. Como mudar de comercializador de energia
Notícias ao Minuto

08:30 - 08/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia Energia

Qualquer consumidor pode mudar de comercializador de energia, sendo que devem ser seguidos três passos, de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). São eles consultar, comparar e contratar

"Os consumidores têm o direito a mudar de comercializador, não havendo quaisquer encargos associados nem qualquer número máximo de mudanças estabelecido", diz a ERSE, acrescentando que "a escolha de um novo comercializador de eletricidade ou de gás natural deve seguir três passos fundamentais".

1. Consultar

"Consulte a lista de comercializadores domésticos de eletricidade e de gás natural e contacte para obter propostas de fornecimento, ou consulte a lista das ofertas comerciais disponibilizada pela ERSE."

2. Comparar

"Compare as ofertas comerciais e decida qual é a mais vantajosa, de acordo com os critérios que considerou (preços, periodicidade de faturação, condições de pagamento, qualidade comercial, serviços oferecidos, condições gerais e particulares dos contratos, duração e condições de denúncia dos contratos, cláusulas de fidelização e penalização associada, etc.) e as condições oferecidas pelo comercializador.

Para comparar todas as ofertas comerciais disponíveis para os consumidores de eletricidade (baixa tensão normal) e de gás natural (baixa pressão) em Portugal continental, consulte o simulador de preços disponibilizado pela ERSE."

3. Contratar

"Celebre contrato com o novo comercializador. Este trata de todos os procedimentos necessários à mudança, incluindo a rescisão do contrato com o comercializador anterior."

Leia Também: Cozinha. Afinal, quais são os eletrodomésticos que mais consomem energia?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório