Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Leão fará "excelente" trabalho no Mecanismo Europeu de Estabilidade

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, mostrou-se hoje convicto de que o ex-ministro das Finanças João Leão fará um "excelente" trabalho caso seja eleito diretor executivo do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE).

Leão fará "excelente" trabalho no Mecanismo Europeu de Estabilidade
Notícias ao Minuto

13:26 - 05/05/22 por Lusa

Economia Mário Centeno

"Estou certo de que João Leão fará um excelente trabalho nessas funções", disse hoje Mário Centeno, em declarações aos jornalistas, durante a apresentação do "Boletim Económico" de maio, no Museu do Dinheiro, em Lisboa, quando questionado sobre o tema.

O ex-ministro das Finanças, João Leão, que foi secretário de Estado do Orçamento durante o mandado de Mário Centeno na liderança das Finanças e lhe sucedeu como ministro é um dos quatros candidatos ao cargo de diretor executivo do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), instituição financeira que assegura a estabilidade da zona euro.

Mário Centeno desejou "a maior sorte na sua candidatura do MEE europeu, do qual já fui governador".

Além de João Leão, concorrem o ex-ministro das Finanças luxemburguês Pierre Gramegna, o antigo chefe de gabinete do comissário europeu da Economia Marco Buti e o antigo secretário de Estado das Finanças da Holanda Menno Snel.

Um destes nomes irá substituir no cargo o alemão Klaus Regling, que é diretor executivo do MEE desde a sua criação, em 2012.

Fonte ligada ao processo adiantou à Lusa que entre os argumentos principais apresentados por Portugal para a candidatura de João Leão estão o currículo do ex-ministro das Finanças, doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA.

Segundo a mesma fonte, a experiência de João Leão é um dos aspetos salientados, nomeadamente a nível governamental, quer como ministro, quer como secretário de Estado do Orçamento, assim como ter feito parte da equipa de economistas que formulou a política económica do governo em 2015.

Os objetivos orçamentais atingidos no ano passado, como um défice abaixo dos 3% e a maior redução da dívida pública de sempre em percentagem do PIB foram elencados como pontos fortes do ex-governante, segundo a mesma fonte.

Os mandatos na liderança do MEE têm uma duração de cinco anos e apenas podem ser renovados uma vez.

Caberá depois ao Conselho de Governadores do MEE votar o nome proposto como diretor executivo na reunião anual, que decorre a 16 de junho.

A votação será feita por maioria qualificada, ou seja, 80% dos votos expressos, sendo que os direitos de voto são iguais ao número de ações atribuídas a cada país membro do MEE no capital social autorizado.

O Conselho de Governadores é o órgão máximo de tomada de decisões do MEE, sendo composto por representantes governamentais de cada um dos 19 acionistas do mecanismo, os países do euro, com a responsabilidade da pasta das Finanças.

Portugal está representado pelo atual ministro das Finanças, Fernando Medina.

Sediado no Luxemburgo, o MEE é uma organização intergovernamental criada pelos Estados-membros da zona euro para evitar e superar crises financeiras e manter a estabilidade financeira e a prosperidade a longo prazo, concedendo empréstimos e outros tipos de assistência financeira aos países em graves dificuldades financeiras.

No anterior governo, João Leão assumiu a pasta das Finanças, depois de, antes, ter sido secretário de Estado do Orçamento, entre 2015 e 2019.

Leia Também: Ucrânia. Mário Centeno pede ação política para garantir crescimento

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório