As Juntas de Freguesia vão poder passar a apoiar os cidadãos no preenchimento do pedido de pensão online através da Segurança Social Direta, "garantindo uma maior celeridade no acesso à reforma", anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, esta quinta-feira.
Esta medida resulta de um protocolo entre o Instituto da Segurança Social e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) e que "garante um apoio de proximidade e um acompanhamento personalizado a quem mais precisa", indica a tutela, em comunicado.
No pedido online, lembra o Executivo, "o cidadão pode verificar a sua carreira contributiva e ficar a saber qual o valor estimado da sua pensão".
"Caso se verifiquem as condições de acesso à pensão na hora, o cidadão pode ter o seu pedido aprovado automaticamente, sendo-lhe atribuída uma pensão provisória num prazo máximo de 24 horas. Este serviço, disponível na Segurança Social Direta, aumenta a celeridade no acesso à pensão, evita tempos de espera e deslocações aos serviços da Segurança Social", nota ainda a tutela.
Leia Também: Togo aceita papel de mediador na crise política do Mali