Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Brasil aumenta as taxas de juro em um ponto percentual para 12,75%

O banco central do Brasil aumentou hoje a sua taxa de juro de referência em um ponto percentual para 12,75% ao ano, marcando a décima subida consecutiva da taxa do país, numa tentativa de conter a inflação crescente.

Brasil aumenta as taxas de juro em um ponto percentual para 12,75%
Notícias ao Minuto

06:34 - 05/05/22 por Lusa

Economia Juros

O Comité de Política Económica do organismo emissor brasileiro decidiu repetir uma subida de um ponto percentual, como fez na sua reunião de março passado e com a qual espera travar a inflação galopante, que atingiu 11,30% numa base anual.

Com este novo aumento, a taxa de juro básica na maior economia da América Latina está no seu nível mais elevado desde janeiro de 2017, quando era de 13%.

O aumento de hoje está de acordo com as expectativas do mercado financeiro, que preveem que o Brasil encerre 2022 com taxas de juro oficiais de 13,25% ao ano e inflação próxima dos 8%, acima do limite máximo oficial de 5%.

O banco central declarou na sua decisão que o cenário internacional "continuou a deteriorar-se", devido a pressões inflacionistas como consequência da pandemia de covid-19 e agora agravada por novos surtos do vírus na China e pela guerra na Ucrânia.

Leia Também: Reserva Federal sobe taxas de juro em 50 pontos base

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório