Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Combustíveis: Revendedores "não têm qualquer intervenção" no preço

De acordo com a ANAREC, os revendedores de combustíveis "limitam-se a colocar os preços de combustível que lhes são indicados pelas companhias petrolíferas". 

Combustíveis: Revendedores "não têm qualquer intervenção" no preço
Notícias ao Minuto

16:28 - 04/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia Combustíveis

A Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC) disse, esta quarta-feira, que os revendedores não têm qualquer intervenção na definição do preço de comercialização dos combustíveis, justificando que a margem destes é sempre a mesma. 

"Os revendedores são o último elo da cadeia de valor, pelo que não têm qualquer intervenção na definição dos preços", indica a ANAREC, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Acrescenta ainda a Associação que os revendedores de combustíveis "limitam-se a colocar os preços de combustível que lhes são indicados pelas companhias petrolíferas".

A ANAREC sublinha que "as margens dos revendedores são contratualizadas como margens fixas e não percentuais, ou seja, a margem do revendedor é sempre a mesma, independentemente do preço dos combustíveis". 

Já esta quarta-feira, o secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) garantiu que não se passou "nada de anormal" com a descida dos preços dos combustíveis abaixo do anunciado pelo primeiro-ministro, apontando que a estimativa "foi demasiado redutora".

Durante o debate da proposta de Orçamento do Estado no parlamento, em 28 de abril, o primeiro-ministro, António Costa, garantiu que a nova descida deste imposto sobre os combustíveis permitiria "baixar a carga fiscal em 20 cêntimos por litro".

Para António Comprido, a descida de 20 cêntimos por litro lançada por Costa é "uma conversa diferente", que resulta de "descontos acumulados com o ISP desde que o ISP foi mexido, em outubro [de 2021]".

Em resposta à Lusa, o gabinete de Fernando Medina, explicou que em vigor estão dois descontos: a redução de ISP por litro por via do mecanismo de revisão semanal (4,7 cêntimos por litro para o gasóleo e 3,7 para a gasolina), a que se soma a redução adicional de ISP, que entrou em vigor em maio, que replica uma descida do IVA de 23% para 13% (11,5 cêntimos por litro para o gasóleo e 12,6 para a gasolina).  

Leia Também: Costa recusa entrar em "concurso de popularidade" sobre sanções à Rússia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório