Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Brasil e Uruguai querem avançar com modernização do Mercosul

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do Uruguai e do Brasil, disseram hoje estarem "muito de acordo" em avançar para o já discutido processo de "modernização" do Mercado Comum do Sul (Mercosul), que implica uma redução da tarifa externa comum.

Brasil e Uruguai querem avançar com modernização do Mercosul
Notícias ao Minuto

23:55 - 03/05/22 por Lusa

Economia MERCOSUL

Os ministros disseram à imprensa após a realização de uma reunião de trabalho na sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros uruguaio no âmbito da visita oficial de Carlos França ao Uruguai, que durou quase quatro horas.

A reunião, na qual ambos os ministros dos Negócios Estrangeiros reviram a agenda bilateral e regional, foi descrita como "positiva" por França, que sublinhou que decorreu num "excelente clima" e com numerosos pontos de acordo sobre as questões abordadas.

Quanto à modernização do Mercosul, de que o Uruguai e o Brasil são membros juntamente com a Argentina e o Paraguai, o ministro dos Negócios Estrangeiros do gigante sul-americano declarou que ainda está no bom caminho.

A nível bilateral, França salientou que, a nível político, os países concordaram com a "abertura" em matéria de "vizinhança" nas suas fronteiras e sublinhou a importância da realização do projeto da via navegável que se prevê instalar na Lagoa Merín, situada entre o departamento uruguaio de Rocha (sudeste) e o estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

"Também discutimos a questão da eletricidade, onde podemos fazer muitos progressos. Creio que (energia elétrica) é um produto de exportação muito importante do Uruguai para o Brasil e podemos tentar assegurar que este não seja um acontecimento isolado, mas que possa continuar ao longo do tempo", disse o brasileiro.

Leia Também: Portugal insiste que acordo comercial UE-Mercosul é "prioridade de topo"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório