Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Empresas alemãs têm dificuldades em substituir importações da Rússia

As empresas industriais alemãs e o comércio por grosso só muito dificilmente conseguem substituir as importações da Rússia, Ucrânia ou Bielorrússia, de acordo com um inquérito publicado hoje pelo instituto económico alemão ifo.

Empresas alemãs têm dificuldades em substituir importações da Rússia
Notícias ao Minuto

13:54 - 03/05/22 por Lusa

Economia Ifo

Num comunicado hoje divulgado, o ifo refere ainda que apenas 13,8% das empresas industriais com problemas de abastecimento destes países podem substituir completamente as suas fontes de abastecimento a curto prazo, e para 43,4% isto só é possível em parte.

Outros 16,3% disseram que diferentes fontes de abastecimento não fazem sentido económico, 13,8 % disseram que é impossível, e 12,7 % não sabiam o que responder.

Segundo o especialista do Ifo Klaus Wohlrabe, "mudar as fontes de abastecimento é uma dor de cabeça para muitas empresas".

"As cadeias de abastecimento e os processos de produção que têm sido experimentados e testados durante anos não podem muitas vezes ser reorganizados a curto prazo", acrescentou.

No setor grossista, apenas 7,4% disseram que é completamente possível encontrar novas fontes de importação a curto prazo, enquanto 42,0% consideraram-na parcialmente viável.

Para 16,0% não faz sentido económico recorrer a outras fontes de abastecimento, para 17,3% é impossível e 17,3% não sabia o que responder.

Muitas empresas são também indiretamente afetadas, porque os seus próprios fornecedores recebem importações da Rússia.

"Além disso, existe frequentemente incerteza sobre se, e em que medida, as empresas são possivelmente afetadas pelas sanções", disse Wohlrabe.

Leia Também: Cibersegurança. BdP aprova quadro de referência para realização de testes

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório