Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Fatura do supermercado voltou a aumentar na última semana

Desde o início da guerra o preço do mesmo cabaz já aumentou 10,51%, ou seja, 19,31 euros, de acordo com a DECO Proteste.

Fatura do supermercado voltou a aumentar na última semana
Notícias ao Minuto

08:27 - 02/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia Alimentos

O preço de um cabaz de bens alimentares essenciais voltou a aumentar na última semana (mais 2,14 euros), de acordo com uma monitorização da DECO Proteste. Desde o início da guerra, o acréscimo já ascende a quase 20 euros. 

"O preço de um cabaz de bens alimentares essenciais registou, entre 20 e 27 de abril, um aumento de 2,14 euros (mais 1,07%), passando a custar um total de 202,94 euros. Desde que iniciámos esta análise, a 23 de fevereiro, um dia antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, o preço do mesmo cabaz já aumentou 10,51%, ou seja, 19,31 euros", pode ler-se na análise da DECO. 

A DECO Proteste tem monitorizado, desde fevereiro e todas as quartas-feiras, com base nos preços recolhidos no dia anterior, os preços de um cabaz de 63 produtos alimentares essenciais que inclui bens como peru, frango, pescada, carapau, cebola, batata, cenoura, banana, maçã, laranja, arroz, esparguete, açúcar, fiambre, leite, queijo e manteiga.

"Começamos por calcular o preço médio por produto em todas as lojas online do nosso simulador em que se encontra disponível, e depois, somando o preço médio de todos os produtos, obtemos o custo do cabaz para um determinado dia", é explicado. 

Esta análise, revela a DECO, "tem revelado aumentos quase todas as semanas, com alguns produtos a registarem subidas de preços de dois dígitos de uma semana para a outra. Entre 20 e 27 de abril, por exemplo, o preço do carapau aumentou 14% (mais 0,53 cêntimos)". 

Olhando para a última semana, entre 20 e 27 de abril, "os produtos que registaram os maiores aumentos de preço foram: o carapau e os flocos de cereais de mel, com um aumento de 14%; o peixe-espada-preto e o atum posta em azeite, com uma subida de 9%; a pescada e o atum posta em óleo vegetal, com um incremento de 8%; e os douradinhos de peixe, a bolacha Maria, os medalhões de pescada ultracongelados e a alface frisada, que sofreram um aumento de preço de seis pontos percentuais".

Leia Também: 1.º Maio: CGTP exige salário mínimo de 800 euros a partir de julho

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório