Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Dia negro para as tecnológicas. Wall Street fecha em baixa

A bolsa nova-iorquina encerrou esta sexta-feira com fortes baixas, arrastada pelas tecnológicas, que levaram o seu índice, o Nasdaq, a viver mais um dia negro, ao cair 4,17%.

Dia negro para as tecnológicas. Wall Street fecha em baixa
Notícias ao Minuto

23:42 - 29/04/22 por Lusa

Economia Bolsa de Nova Iorque

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average recuou 2,77%, para os 32.977,21 pontos, o alargado S&P500 perdeu 3,63%, para as 4.131,76 unidades, enquanto Nasdaq acabou nas 12.334,64.

O dia foi marcado pelas consequências entre os investidores da divulgação dos resultados da Amazon, na quinta-feira, depois de o mercado fechar.

O conglomerado do comércio eletrónico divulgou perdas trimestrais pela primeira vez em sete anos, em resultado das perdas de uma aposta nos veículos elétricos do fabricante norte-americano Rivian e de perspetivas pouco animadoras.

Hoje, a Amazon fechou a sessão a perder mais de 14%, no que foi o seu pior dia desde 2006.

Este desempenho 'contaminou' as cotações de outros nomes de relevo de Silicon Valley, como Apple (-3,66%), Microsoft (-4,18%), Meta (-2,56%) e Alphabet (-3,72%).

Por junto, o setor tecnológico recuou 4,14%, queda esta superior à recuperação que tinha vivido na quinta-feira.

No conjunto do mês, o Dow Jones perdeu quase cinco por cento, ao passo que o Nasdaq recuou mais de 13% e está no seu nível mais baixo desde há um ano. Quando ao S&P500, a sua queda mensal de quase nove por cento significa que este foi o seu pior mês desde o início da pandemia.

A invasão russa da Ucrânia, os confinamentos sanitários na China, a inflação galopante e a subida das achas de juro nos EUA estão a pesar sobre os investidores.

Na sexta-feira, foi divulgado que o indicador PCE, uma medida preferida da Reserva Federal para aferir da inflação, progrediu 0,9% em termos mensais e 6,6% em termos anuais -- um valor não visto desde há 40 anos.

"Se os preços da energia deixaram de aumentar recentemente (...), os dos produtos alimentares continuaram", apontou Ulrike Kastens, economista no DWS.

Os rendimentos obrigacionistas da dívida dos EUA a 10 anos voltaram a subir, aproximando-se os três por cento, em 2,92%, depois dos 2,82% da véspera.

Por outro lado, os investidores ficaram a saber de a justiça alemã ter hoje feito buscas na sede do Deutsche Bank, no quadro de uma investigação por lavagem de dinheiro.

Leia Também: PSI recua 0,04% com Jerónimo Martins em destaque nas descidas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório