Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Vai abastecer? A partir de 2.ª feira vai ser mais barato

Esta poupança será resultado de uma descida do imposto sobre os produtos petrolíferos.

Vai abastecer? A partir de 2.ª feira vai ser mais barato
Notícias ao Minuto

18:12 - 29/04/22 por Notícias ao Minuto

Economia Combustíveis

Precisa de abastecer? Aguarde até segunda-feira. A partir do dia 2 de maio, os combustíveis verão uma redução global da carga fiscal de cerca de 20 cêntimos por litro de gasóleo e de gasolina, resultado de uma descida da taxa do IVA de 23% para 13% e do mecanismo de revisão semanal do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP).

"Para apoiar famílias e empresas a enfrentar  os  efeitos  da  escalada dos preços dos combustíveis, o Governo decidiu reduzir as taxas unitárias de ISP para replicar sobre os preços de mercado o efeito de uma descida da taxa de IVA de 23% para 13%", indica o gabinete do Ministério das Finanças, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Esta redução da carga fiscal traduz-se "num desconto adicional do imposto de 14,2 cêntimos por litro de gasóleo, e 15,5 por litro de gasolina". 

O documento adianta que o valor da carga fiscal será revisto no mês de junho, "de forma a continuar a replicar o impacto que resultaria de uma diminuição da taxa do IVA de 23% para 13%, tendo em conta preços atualizados".

"Neste sentido, na próxima semana, manter-se-á o desconto de 4,7 cêntimos por litro de gasóleo e de 3,7 cêntimos por litro de gasolina", complementa a nota.

"O  ISP  continuará  a  ser  revisto  semanalmente, garantindo-se  assim  a  devolução  da eventual  receita  extraordinária  do  IVA  por  via  do  ISP,  como  até  aqui.  O  mecanismo  é agora adaptado por forma a refletir a redução da carga fiscal concretizada a 2 de maio", reforça o ministério liderado por Fernando Medina, ressalvando que as duas medidas "são cumulativas".

"Assim, contabilizando os dois efeitos, a partir de segunda-feira os   portugueses beneficiarão de uma redução da carga fiscal sobre o gasóleo e a gasolina de 20 cêntimos por litro", remata.

O Ministério recorda ainda que o AUTOvoucher, que foi lançado pelo Governo em novembro para responder à subida dos preços dos combustíveis, acaba no sábado, dia 30 de abril, "registando atualmente 3.114.491 aderentes e tendo até ao dia de hoje reembolsado cerca de 124,4 milhões de euros".

Na sua intervenção durante a abertura do debate parlamentar da proposta de Orçamento para 2022, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que na segunda-feira a nova descida do ISP permitiria baixar a carga fiscal em 20 cêntimos por litro, reduzindo 62% do aumento do preço da gasolina e 42% do gasóleo.

[Notícia atualizada às 18h31]

Leia Também: Governo dos Açores reduz ISP mas combustíveis sobem no domingo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório