Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Prejuízos da Vista Alegre Atlantis subiram para 3,9 milhões

Os prejuízos da Vista Alegre Atlantis (VAA) agravaram-se 11% no ano passado, face a 2012, para 3,9 milhões de euros, anunciou hoje a empresa.

Prejuízos da Vista Alegre Atlantis subiram para 3,9 milhões
Notícias ao Minuto

18:00 - 03/04/14 por Lusa

Economia Negócio

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a VAA refere que o desempenho em 2013 teve "comportamentos diferenciados por unidades de negócio", apontando que o segmento do cristal e vidro apresentou uma quebra de 20% na faturação, nomeadamente "devido à diminuição de vendas de garrafa de cristal para clientes que comercializam produtos de luxo", com destaque no mercado chinês.

O volume de negócios ficou inalterado nos 54,1 milhões de euros e o resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações (EBITDA) recuou 34% para 1,6 milhões de euros.

O grupo destaca que no segmento do vidro e do cristal, França continuou a ser, no ano passado, "o principal país de venda de cristal, embora tenha sido o mercado que registou maior redução". A Vista Alegre Atlantis explica que a necessidade de substituição e remodelação dos fornos de vidro e crisal afetaram "a produção regular da unidade industrial" deste segmento.

Em relação à nova unidade Ria Stone, de Ílhavo, que vai produzir para a Ikea e começou a ser construída no ano passado, esta iniciará a produção "durante o segundo trimestre" deste ano.

Para este ano, a empresa vai focar-se na estratégia de internacionalização, inovação e diversificação de clientes e canais de distribuição.

"É esperado um ano de 2014 com um crescimento acentuado das vendas em toda a área cerâmica, com o contributo das filiais, em especial nos produtos de marca própria".

Segundo a empresa, os mercados com maior potencial de crescimento são o Brasil, Estados Unidos, Europa de Leste e América Latina.

"Prevê-se a implementação do projeto E-commerce nos mercados externos e o reforço da presença física da VAA através de lojas ou corners", adianta.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório