Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Declaração certa ou com anomalias. Já conferiu o estado do seu IRS?

A declaração do IRS pode ser considerada certa ou com anomalias. Saiba o que significam ambas as situações.

Declaração certa ou com anomalias. Já conferiu o estado do seu IRS?
Notícias ao Minuto

09:14 - 28/04/22 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

Numa altura em que já foram entregues quase três milhões de declarações do IRS, muitos contribuintes podem, através do Portal das Finanças, consultar qual é o estado da sua declaração. A mesma pode ser considerada certa ou com anomalias, de acordo com a DECO Proteste. 

  • Declaração certa

"Uma declaração considerada 'Certa' após validação central significa que não terão sido detetados erros centrais. A declaração segue então para a fase de liquidação. Fase esta intitulada 'Liquidação Processada'. Todas as contas estarão feitas pelas Finanças e, se houver lugar a reembolso de IRS, rapidamente se passará à fase do 'Reembolso Emitido'", explica a DECO Proteste.

Vale lembrar, contudo, que só é emitido o reembolso se "não forem detetadas divergências, nem haja qualquer dívida fiscal do contribuinte"

  • Declaração com anomalias

"Este estado surge quando há uma divergência com o Fisco em relação ao que foi declarado no IRS. A Autoridade Tributária detetou dados que colidem com os que constam da sua base de dados, situação que impede a validação da declaração entregue pelo contribuinte", explica a DECO Proteste. 

Neste caso, "o contribuinte recebe um alerta indicando a existência de uma 'Divergência' e pode, de imediato, consultar toda a informação no site das Finanças". 

A DECO esclarece ainda que basta "colocar as palavras 'divergências de IRS' no motor de busca do portal e em menos de nada verá um quadro com um resumo dos erros centrais detetados". 

Leia Também: Contribuintes com dívidas às Finanças têm direito ao reembolso do IRS?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório