Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 29º

Declaração certa ou com anomalias. Já conferiu o estado do seu IRS?

A declaração do IRS pode ser considerada certa ou com anomalias. Saiba o que significam ambas as situações.

Declaração certa ou com anomalias. Já conferiu o estado do seu IRS?
Notícias ao Minuto

09:14 - 28/04/22 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

Numa altura em que já foram entregues quase três milhões de declarações do IRS, muitos contribuintes podem, através do Portal das Finanças, consultar qual é o estado da sua declaração. A mesma pode ser considerada certa ou com anomalias, de acordo com a DECO Proteste. 

  • Declaração certa

"Uma declaração considerada 'Certa' após validação central significa que não terão sido detetados erros centrais. A declaração segue então para a fase de liquidação. Fase esta intitulada 'Liquidação Processada'. Todas as contas estarão feitas pelas Finanças e, se houver lugar a reembolso de IRS, rapidamente se passará à fase do 'Reembolso Emitido'", explica a DECO Proteste.

Vale lembrar, contudo, que só é emitido o reembolso se "não forem detetadas divergências, nem haja qualquer dívida fiscal do contribuinte"

  • Declaração com anomalias

"Este estado surge quando há uma divergência com o Fisco em relação ao que foi declarado no IRS. A Autoridade Tributária detetou dados que colidem com os que constam da sua base de dados, situação que impede a validação da declaração entregue pelo contribuinte", explica a DECO Proteste. 

Neste caso, "o contribuinte recebe um alerta indicando a existência de uma 'Divergência' e pode, de imediato, consultar toda a informação no site das Finanças". 

A DECO esclarece ainda que basta "colocar as palavras 'divergências de IRS' no motor de busca do portal e em menos de nada verá um quadro com um resumo dos erros centrais detetados". 

Leia Também: Contribuintes com dívidas às Finanças têm direito ao reembolso do IRS?

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório