Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Já foram entregues quase três milhões de declarações do IRS

A campanha de entrega do IRS, sublinhe-se, decorre até ao final de junho.

Já foram entregues quase três milhões de declarações do IRS
Notícias ao Minuto

08:29 - 28/04/22 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

Os contribuintes já entregaram quase três milhões de declarações de IRS, de acordo com as estatísticas do Portal das Finanças. A campanha de entrega do IRS, sublinhe-se, decorre até ao final de junho. 

Até às 1h22 desta quinta-feira, dia 28 de abril, tinham sido entregues já 2.976.199 declarações de IRS, o que significa que quase metade dos contribuintes já cumpriu com esta obrigação fiscal. 

No ano passado, recorde-se, foram entregues, no total, 6.038.512 declarações daquele imposto, de acordo com os mesmos dados. 

Os dados mais recentes, divulgados pelo Ministério das Finanças, revelam que a Autoridade Tributária (AT) reembolsou cerca de 454 milhões de euros de IRS, quando já tinham sido entregues quase 2,3 milhões de declarações pelos contribuintes. Desse total, 44% foram submetidas através do IRS Automático e 56% de forma manual.

O prazo para os contribuintes entregarem a declaração anual do IRS arrancou a 1 de abril e termina a 30 de junho, havendo cerca de três milhões de contribuintes que podem fazê-lo usando a funcionalidade do IRS automático.

Os contribuintes que pretendam podem recorrer ao atendimento presencial nos Serviços de Finanças, devendo o agendamento ser feito através do Portal das Finanças ou do Centro de Atendimento Telefónico da AT.

Em causa, nesta campanha do IRS, está a declaração dos rendimentos auferidos ao longo de 2021, sendo que os três meses disponíveis para este acerto anual do IRS se aplica a todas as tipologias de rendimentos e perfis de contribuintes singulares.

Para que possam proceder à entrega da declaração do IRS os contribuintes têm de estar munidos de uma senha de acesso ao Portal das Finanças, uma vez que aquela apenas pode ser submetida por via eletrónica.

Leia Também: Contra a pressão alta, aumente o consumo destes poderosos alimentos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório