Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

OE2022: Governo tem "pouca sensibilidade económica"

O secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Luís Mira, disse hoje que a proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) esquece as empresas, defendendo que o Governo tem pouca sensibilidade económica.

OE2022: Governo tem "pouca sensibilidade económica"
Notícias ao Minuto

20:34 - 27/04/22 por Lusa

Economia CAP

"Este orçamento do Estado é na linha dos seis orçamentos que já foram apresentados, em que as empresas são esquecidas", disse hoje Luís Mira, numa intervenção na 'Conversas no Caldas', uma iniciativa promovida pelo CDS-PP.

O secretário-geral da CAP disse constatar "que este Governo tem pouca sensibilidade económica", justificando que "vários ministros têm pouca ligação ou nenhuma" à vida das empresas.

Numa intervenção num debate sobre inflação, identificou os adubos, as rações, a energia e o gasóleo como as áreas que sofreram o maior impacto da subida dos preços no setor da agricultura.

Durante uma intervenção no mesmo debate, o antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e vice-presidente do CDS-PP, Paulo Núncio, disse que a proposta do Orçamento segue a que foi apresentada "há seis meses", antes da guerra na Ucrânia.

Considerando que o cenário macroeconómico do Governo "é manifestamente otimista", Paulo Núncio disse que a inflação "está a ter e vai continuar a ter um impacto brutal na vida dos portugueses", nomeadamente com a "quebra significativa do poder de compra das famílias, mas também na redução da poupança", no crédito habitação e aumento dos custos de energia e matérias-primas a suportar pelas empresas.

"Ao contrário do que o Governo diz, a situação económica e financeira que o país tem para enfrentar a crise não é boa", disse.

Também o economista António Nogueira Leite afirmou que "a inflação neste momento está para ficar", acreditando que "neste ano e no próximo, se não mais, vamos ter movimento de subida de preços".

Para o economista tal tem consequências nas políticas de rendimento, afetando, "sobretudo, os mais pobres" e pessoas "com rendimentos nominais fixos".

Leia Também: Protesto de agricultores leva tratores em marcha lenta até Coimbra

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório