Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Combustíveis: Presidente Marcelo promulga medidas que permitem descer ISP

O Presidente da República promulgou o "decreto que aprova medidas excecionais e temporárias de resposta ao aumento dos preços dos combustíveis". 

Combustíveis: Presidente Marcelo promulga medidas que permitem descer ISP
Notícias ao Minuto

14:00 - 27/04/22 por Beatriz Vasconcelos

Economia Combustíveis

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou, esta quarta-feira, as medidas de resposta ao aumento dos preços dos combustíveis, que receberam 'luz verde' da Assembleia da República no final da semana passada. Entre elas está a suspensão das taxas mínimas do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP).

Numa nota publicada no site da Presidência, é referido que foi promulgado o "decreto [da Assembleia da República] que aprova medidas excecionais e temporárias de resposta ao aumento dos preços dos combustíveis". 

Na sexta-feira, recorde-se, o Parlamento aprovou a proposta do Governo com medidas de contenção do aumento dos preços energéticos e agroalimentares, que inclui uma suspensão das taxas mínimas do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP).

Entre outras medidas, a iniciativa do Governo prevê a suspensão dos limites mínimos das taxas mínimas do ISP, aplicáveis ao gasóleo e gasolina sem chumbo, determinando que esta possa ser fixada "até à taxa mínima de zero euros".

O objetivo é refletir neste imposto um efeito equivalente ao que resultaria da descida do IVA sobre os combustíveis para a taxa de 13%.

Além disso, o Presidente da República promulgou também o decreto da AR que "procede à alteração da Lei de Enquadramento Orçamental", de acordo com a mesma nota.

[Notícia atualizada às 14h15]

Leia Também: Manchester United tem apenas 14 jogadores aptos para o jogo com o Chelsea

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório