Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Há acordo com Bruxelas sobre proposta ibérica para limitar preços do gás

O acordo foi alcançado esta manhã numa reunião em Bruxelas.

Há acordo com Bruxelas sobre proposta ibérica para limitar preços do gás
Notícias ao Minuto

13:12 - 26/04/22 por Notícias ao Minuto

Economia Bruxelas

Portugal e Espanha chegaram, esta terça-feira, a acordo com a Comissão Europeia relativamente à proposta ibérica para limitar os preços do gás e, deste modo, travar a subida do preço da eletricidade. 

O acordo foi alcançado esta manhã numa reunião em Bruxelas. Em cima da mesa esteve a proposta dos dois países para limitar a 30 euros por megawatt hora (MWh) o preço máximo do gás natural para a produção de eletricidade, de acordo com a CNN, que avançou com a notícia. 

Participaram no encontro o ministro do Ambiente Português, Duarte Cordeiro, a sua homóloga espanhola, Teresa Ribera, e a vice-presidente da Comissão Europeia e responsável pela área da Concorrência, Margethe Vestager. 

Questionado sobre quando é que este acordo poderá refletir-se nas faturas dos consumidores, o ministro do Ambiente detalhou, em conferência de imprensa, que Portugal está "dependente da resposta" da Comissão Europeia, mas adiantou que os timings serão idênticos aos de Espanha. 

Na atual configuração do mercado europeu, o gás determina o preço global da eletricidade quando é utilizado, uma vez que todos os produtores recebem o mesmo preço pelo mesmo produto - a eletricidade - quando este entra na rede.

Com o aval dado no Conselho Europeu, em março, Portugal e Espanha poderão fixar preços de referência, desde que os dois países notifiquem a Comissão Europeia antes de agir e salvaguardem a concorrência europeia.

A decisão surge numa altura de tensões geopolíticas, devido à guerra da Ucrânia, que têm afetado o mercado energético europeu, já que a UE importa 90% do gás que consome, sendo a Rússia responsável por cerca de 45% dessas importações, em níveis variáveis entre os Estados-membros.

[Notícia atualizada às 13h27]

Leia Também: Von der Leyen assume que dependência da energia russa "não é sustentável"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório