Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Fórum para a Competitividade vê PIB a desacelerar para entre 2,5% e 4%

O Fórum para a Competitividade prevê que a economia portuguesa abrande para entre 2,5% a 4% este ano e que a inflação acelere entre 3% e 4,5%, segundo a análise divulgada hoje.

Fórum para a Competitividade vê PIB a desacelerar para entre 2,5% e 4%
Notícias ao Minuto

15:28 - 21/04/22 por Lusa

Economia Análise

"O Fórum para a Competitividade estima um abrandamento do crescimento, de 4,9% em 2021, para entre 2,5% a 4% em 2022 e uma nova desaceleração em 2023, para entre 1,5% a 3%, com a eliminação da folga da economia", refere as "perspetivas empresariais", relativas ao primeiro trimestre, divulgadas hoje.

O Fórum corta, assim, ligeiramente as perspetivas máximas de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, já que em janeiro estimava um crescimento entre 2,5% e 4,5%.

"A guerra veio agravar as perspetivas, que já estavam um pouco ensombradas pelos obstáculos internacionais à recuperação, quer pela forte subida dos preços da energia, quer pelos estrangulamentos nos fornecimentos de componentes essenciais", justifica a análise assinada pelo economista Pedro Braz Teixeira.

O Fórum para a Competitividade estima ainda uma aceleração da inflação em 2022, para entre 3% e 4,5%, e em 2023, que "com a previsível acalmia daqueles preços e do seu contágio ao resto da economia, haverá condições para um abrandamento da inflação, para entre 1% a 2,5%".

O análise assinala que a guerra na Ucrânia "é, por natureza, imprevisível, mas há sinais crescentes de tentativas de substituição da energia da Rússia, que poderão limitar as subidas dos preços dos combustíveis e abrandar a inflação".

"É provável a persistência de tensões inflacionistas significativas até meados de 2022, mas que deverão abrandar posteriormente", frisa.

Leia Também: DECO lembra: Trotinetes partilhadas não estão legalizadas para menores

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório